Migalhas de Peso

STJ adere à posição firmada recentemente pelo pleno do STF e decide no sentido de que o acórdão confirmatório da condenação é causa interruptiva da prescrição

Tema também abordado na obra “Resumo de Direito Penal”

22/7/2020

A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), histórica e tradicionalmente, sempre foi no sentido de que o acórdão confirmatório da condenação não era causa interruptiva da prescrição.

Contudo, em decisão mais recente a respeito da temática, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) alterou o seu posicionamento e passou a entender na direção de que o acórdão confirmatório de sentença condenatória implica sim na interrupção do prazo prescricional (STJ – AgRg no AREsp 1.668.298/SP – 5ª turma – relator ministro Felix Fischer – Julgamento em 12/5/20 – Publicação em 18/5/20 - Informativo 672) grifamos.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), portanto, aderiu à posição firmada recentemente pelo Pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) nos autos do HC 176.473/RR (julgamento em 27.4.20), cuja tese fixada foi a seguinte: "Nos termos do inciso IV do artigo 117 do Código Penal, o acórdão condenatório sempre interrompe a prescrição, inclusive quando confirmatório da sentença de 1º grau, seja mantendo, reduzindo ou aumentando a pena anteriormente imposta".

_________

*Luiz Fernando Rossi Pipino é pós-graduado em Direito e Processo Penal pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso. Professor de Direito Penal.

_________

Confira o nosso “Resumo de Direito Penal” da Editora JH Mizuno:

Com uma linguagem simples e direta, a Coleção Resumos da JH Mizuno tem por objetivo proporcionar um estudo preciso sobre cada uma das disciplinas do direito de modo a permitir que o leitor realize um exame rápido, porém, com compromisso científico e educacional.

Cada um dos volumes da coleção aborda as matérias de forma condensada, em um volume único, o que facilita uma visão geral e concisa sobre o conteúdo programático desses temas. Assim, seja para uma compreensão inicial da matéria, seja para uma revisão ou consulta rápida ou mesmo para a preparação para concursos públicos, a presente coleção visa proporcionar um estudo sintonizado com o mundo jurídico contemporâneo, marcado pela necessidade de especialidade e qualidade dos profissionais do direito.

A diversidade e experiência acadêmica dos autores escolhidos para a coleção assegura uma visão geral do ordenamento jurídico e proporciona um rigoroso conteúdo técnico-jurídico de cada obra.

Além da exposição e citações das principais doutrinas e julgados do Brasil, a abordagem possui senso crítico e prático, necessários para o profissional atual.

A coleção Resumos Jurídicos da JH Mizuno foi pensada para preencher uma lacuna no mercado jurídico brasileiro: oferecer uma fonte de estudos que une qualidade e simplicidade, atributos para todos aqueles que almejam sucesso nas carreiras jurídicas.

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025

Imóvel como garantia: O que muda com a nova regulamentação do CMN?

5/1/2025