Você costuma calcular seus honorários ou apenas oferece preços tabelados? Pois saiba que precificar seus serviços de forma equivocada pode influenciar negativamente nos seus resultados. E cerca de 30% dos escritórios de advocacia fecham as portas por causa das contas negativas ao final do mês. Para facilitar esse processo e dar a você o que você merece, o SAJ ADV disponibiliza uma planilha de precificação gratuita!
Fácil e gratuita, a planilha considera todos os gastos do seu escritórios e redistribui aos clientes, além de mensurar suas taxas de lucro.
Acesse a planilha gratuita clicando aqui
O que considerar na hora de precificar seus serviços
Calcular o valor do serviço é uma das tarefas mais difíceis na advocacia. E depende, além dos valores mínimos estabelecidos pelas OABs estaduais, de um método de precificação.
Há aqueles que preferem calcular os valores por horas trabalhadas, e há aqueles que optam por calcular os honorários advocatícios com base nas atividades a serem realizadas durante o processo, seguindo o padrão da OAB.
Por essa razão, a planilha de precificação oferecer as duas opções. Assim, fica mais visualizar também quanto você ganharia de uma ou de outra forma e selecionar a que seja melhor para você.
Existe, contudo, uma coisa que não pode ser deixada de lado na hora de fazer o cálculo: o quanto você gasta apenas para exercer a advocacia?
Afinal, você também tem custos como conta de luz, aluguel, anuidade da OAB, internet, deslocamentos, etc. O erro de muitos escritórios é não contabilizar esses gastos na hora de estipular os honorários, considerando tão somente os deslocamentos, impostos e taxas exclusivos daquele cliente. Mas lembre-se: você precisa contabilizar os gastos do escritório, ou estará, na ponta do lápis, recebendo menos do que acredita estar recebendo. E inclusive, poderá receber menos do que aquilo que a profissão lhe custa.
Seu dinheiro é precioso: acesse uma ferramenta gratuita e garanta os seus honorários
Pensando nesse cenário, o SAJ ADV desenvolveu uma planilha que considera tanto os seus custos quanto os seus lucros. Dessa forma, você:
- Mensura o custo fixo por cliente com base nos gastos gerais do seu escritório;
- Calcula o custo individual e com tributos do cliente em específico;
- Atribui um valor para a atividade intelectual para cálculo por horas previstas no processo ou por atividades,
- Aplica uma taxa de lucratividade em cima;
- Modifica condições de pagamento com possibilidade de atribuição de desconto ou de juros conforme a opção.
Segundo a advogada e cliente do SAJ ADV Geisilene Amorim Caldas, todo profissional da advocacia é mais do que os 5 anos de graduação. É o tempo de experiência, de cursos, eventos e dedicação.
Garanta a sua justa remuneração e não deixe seu trabalho passar em branco!
Acesse a planilha gratuita clicando aqui
Quer ficar por dentro das novidades sobre Software Jurídico? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV em seu e-mail
_________
*Athena Bastos é mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.