Uma das maiores preocupações do home office, além daquelas que envolvem a segurança das informações, são referentes à produtividade. Afinal, é muito fácil dispersar a atenção quando se está em casa. Por essa razão, é preciso comprometimento, disciplina e uma boa comunicação entre a equipe. Assim, seu escritório de advocacia se mantém produtivo.
Um software jurídico como SAJ ADV, pode auxiliar na sua produtividade e garantir a segurança das suas informações como relata o cliente do SAJ ADV Marcus Vinicius Guimarães Sanches. Mas há outras dicas que você também pode implementar nesse período:
Vista-se como se fosse para o escritório
Você toma seu banho, veste sua roupa e vai para o escritório? Bom, é possível que esteja de quarentena e não saia de casa, mas isto não significa que você ficará de pijama o dia todo.
A cliente e colunista do SAJ ADV, Geisilene Amorim, por exemplo, diz que se vestir como se fosse para o escritório foi uma importante estratégia na hora de exercer a advocacia home office. Assim, evitava a sensação do conforto extremo do lar - que pode ser prazeroso, mas também bastante distrativo. E dessa maneira, ela conseguia se dedicar ao trabalho com eficiência.
Ela relata:
"Quando você trabalha numa banca de advogados, você tem todo um controle. Mas quando você trabalha sozinha, terá aquele dia em que você se pegará trabalhando de pijama. […] Então, eu me comporto como se estivesse em um ambiente corporativo".
Alinhe a comunicação com seu time
Estabeleça horários para as reuniões com seu time e como será feita a comunicação entre vocês. Além de salvar um tempo precioso na hora da produção, isto garante que as informações necessárias sejam repassadas. E falhas comunicativas são grandes vilãs da produtividade, principalmente no trabalho remoto.
O SAJ ADV, por exemplo, permite que os demais membros do escritório sejam marcados em comentários dentro do software, assim como a atribuição de mais de um responsável para o processo, de modo que todos tenham a visão das informações a ele referentes.
Você também pode definir horários de trabalho para seu time e estabelecer um método de checagem, caso ache necessário. Assim, garante que todos dediquem uma parte do seu dia do mesmo modo como fariam dentro do escritório.
Gerencie o seu tempo e defina metas
Se você costuma dispersar sua atenção no trabalho home office, saiba que não está sozinho. Esta é uma das grandes dificuldades de quem opta por esta modalidade. Por isso, vale a pena investir em algumas ações como:
- optar por um método de organização, como o GTD, Scrum, entre outros;
- definir prioridades para o dia e para a semana;
- evitar redes sociais, inclusive por meio de aplicativos de bloqueio de tempo;
- cronometrar o tempo, com o auxílio de uma ferramenta de timesheet.
Aposte na tecnologia
A tecnologia é uma importante aliada neste momento. Um software jurídico como o SAJ ADV, por exemplo, auxilia na gestão em nuvem dos processos, além de fornecer meios de comunicação entre membros da equipe e disponibilizar uma área do cliente que facilita o repasse para os clientes do escritório.
Por ser em nuvem, o software pode ser acessado a qualquer hora ou lugar, o que assegura o trabalho home office. Além disso, facilita o alinhamento de agendas e garante que os prazos sejam atendidos ao permitir a atribuição de um processo a mais de um usuário do sistema.
O mais importante, enfim, é que você se autoconheça e conheça a sua equipe. Não existe uma regra, apenas dicas que podem melhorar a produtividade.
É possível que algumas pessoas trabalhem melhor à noite, outras de manhã, outras com um método ou outro. Mas as possibilidades devem ser apresentadas e acordadas entre aqueles afetados pelo trabalho.
Defina metas para os membros de sua equipe e organize os prazos para cada atividade, de modo que todos consigam trabalhar em conjunto mesmo distantes.
Acesse um guia para fazer a gestão home office do seu escritório aqui.
_____________________________________________________________________
*Athena Bastos é mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.