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Como prospectar clientes na advocacia com uma planilha gratuita

Trazemos um passo a passo simplificado para você prospectar clientes.

25/11/2019

Descubra como ampliar a sua carteira dentro das normas da OAB. Prospectar clientes na advocacia: ao ouvir a expressão, a primeira coisa que lhe ocorre é um sinal vermelho, indicando que é proibido. De fato, a venda ativa de serviços jurídicos por meio da publicidade é vedada a advogados.

Sabendo disso, você deve estar se perguntando por que prometemos no título deste artigo uma planilha para prospectar clientes na advocacia. Pois que não é pela pura proibição que a questão está resolvida. Como advogados que somos, sabemos que poucas são as causas sobre as quais já se deu a última palavra. E a prospecção de clientes é uma delas.

Resta, para além do que é restrito, todo o campo do permitido a explorar. Neste, se inserem todos os possíveis usos adequados ao Código de Disciplina da OAB das técnicas para prospectar clientes na advocacia.

Aliás, se você está nessa seara, saiba que não está sozinho. Com você estão escritórios de todos os portes e áreas do Direito. O que diferencia uns e outros é quem consegue atrair mais olhares e a confiança dos clientes. Estará o seu entre eles?

Independente da resposta, na base do sucesso de um escritório está em uma pergunta básica: por que alguém levaria seu problema jurídico ao seu escritório e não a outro? Talvez você ainda não saiba exatamente como responder a isso. Tampouco é preciso ir longe para observar que muitos outros vão gaguejar nessa hora.

Vamos, portanto, ao que interessa. Neste artigo, trazemos um passo a passo simplificado para você prospectar clientes.

Estude seu público, o mercado e a concorrência

Um ponto básico da prospecção é o estudo. Analise a persona ou perfil dos clientes do seu escritório, as melhores práticas da sua área da advocacia e da sua concorrência.

Com esse conhecimento, crie um planejamento que faça sentido para seu escritório e porte. Dedique um fundo precisamente para isso. Eventualmente, você precisará de profissionais especializados junto da banca.

Vá além e identifique tendências e oportunidades. A advocacia e o Direito, assim como boa parte das outras carreiras, está passando por um processo acelerado de transformação digital. Nesse movimento, profissões e áreas aparentemente consolidadas podem desaparecer, enquanto novas vão surgir. 

Esteja neste movimento. Invista, para isso, na gestão de processos de inovação dentro do escritório. Esta ainda - preste atenção ao “ainda” - é um diferencial para prospectar clientes na advocacia. Portanto, alie sua estratégia de prospecção com a estratégia do escritório a longo prazo.

Esteja em ou promova eventos

A rotina absorve o advogado. E se a banca aproveitasse para escapar um pouco do hábito, sem deixar o Direito de lado, indo a um evento de advocacia? Ou melhor, se a própria banca criasse um evento na sua área de atuação para advogados parceiros e até clientes?

Além de estarem em verdadeira profusão, os eventos para advogados cruzaram há tempos as fronteiras da academia. Várias empresas, como o próprio SAJ ADV, promovem encontros para discutir o universo da advocacia, da carreira aos negócios.

Para o advogado, esta é uma oportunidade de se atualizar, mas, além disso, de criar relações que podem conduzi-lo a novos negócios e parcerias.

Dá uma olhadinha, por exemplo, na última edição do ADV Conference, para ter uma prévia do que o advogado pode construir simplesmente saindo da rotina.

Tenha presença digital

Criar um site para seu escritório, marcar presença em redes sociais pertinentes, manter um blog jurídico ou, quem sabe, estar em fóruns de debates jurídicos - quem faz tudo isso pode se considerar digitalmente presente na vida de seus clientes e, também, de possíveis clientes.

Produzir conteúdo autoral, que mostre todo o conhecimento e excelência de seu atendimento, gera autoridade e pode ampliar o reconhecimento do seu trabalho e do nome do escritório.

Aliás, você pode começar agora mesmo a publicar seus artigos no blog do SAJ ADV!

Gerencie a carteira clientes do escritório

Após a aquisição, o trabalho continua. Pelo menos, essa parte só depende da qualidade do seu trabalho e da banca.

Saber de onde vêm seus clientes e ter uma equipe preparada para atendê-los de um jeito personalizado; gerenciar todas as etapas do atendimento, da negociação ao feedback, marcando presença nos momentos oportunos; e, claro, manter o relacionamento com o cliente após o atendimento é fundamental.

Crie essa experiência para seus clientes com a planilha de prospecção de clientes que criamos!

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*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

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