Migalhas de Peso

Por que vale a pena empreender na Flórida?

É preciso que o empreendedor conheça as regras do jogo e entenda como funciona o mercado onde deseja trabalhar, estudando sua viabilidade, competitividade, tipo societário e regras de relação no trabalho - ainda que na Flórida as leis trabalhistas sejam muito brandas se comparadas com o Brasil.

16/7/2019

Cada vez mais os brasileiros buscam por oportunidades de negócios no exterior. Motivados pela crise política e econômica do seu país de origem, empresários e empreendedores encontram nos Estados Unidos, particularmente na Flórida, uma chance de mudar de vida. Conhecida historicamente pelo mercado promissor, a região conta com a estabilidade da moeda americana, a simplicidade da legislação e com um clima que se assemelha ao tropical.

Somente nos últimos cinco anos, assessoramos na Bicalho Consultoria mais de 200 brasileiros interessados em empreender fora do país, levando o próprio negócio ou adquirindo franquia para ter operação internacional. Deste número, 75% almejavam se instalar na Flórida, seguido de Portugal (10%) e outros locais. A justificativa é quase sempre a mesma: ter uma parte das operações em outro país faz com que eles não sofram tanto as consequências dos maus movimentos econômicos do Brasil, já que o rendimento vem de duas nações e inegavelmente o dólar é uma moeda muito forte.

Além de participar da maior economia do mundo, ter um empreendimento nos Estados Unidos faz com que o negócio ganhe mais credibilidade, já que a empresa passa ser vista com outros olhos, com processos mais refinados e uma gestão mais qualificada. No entanto, para empreender fora do Brasil não basta ter uma boa ideia e dinheiro no caixa. É preciso que o empreendedor conheça as regras do jogo e entenda como funciona o mercado onde deseja trabalhar, estudando sua viabilidade, competitividade, tipo societário e regras de relação no trabalho - ainda que na Flórida as leis trabalhistas sejam muito brandas se comparadas com o Brasil.

Como a abertura de uma empresa no exterior não garante a residência da pessoa no novo país, muitas vezes os brasileiros se esbarram nas questões imigratórias e encontram dificuldades na hora de darem andamento aos procedimentos.  Ter o apoio de profissionais especializados é fundamental para que nada saia do controle e que todas as possíveis dúvidas sejam esclarecidas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, existe uma gama de possibilidades para o empreendedor. Mas é necessário “virar a chave”, pois nem sempre a receita de sucesso no Brasil leva ao mesmo resultado nos EUA. Por isso é fundamental harmonizar as questões nacionais e internacionais e encontrar o caminho para o sucesso na América.

Por fim, o que quero mostrar é que existe um leque de oportunidades para quem deseja investir fora do país, em diversos setores – especialmente nas áreas de serviços, as áreas imobiliárias, gestão de condomínios, consultorias, tecnologia, restaurantes, embelezamento e estética, limpezas de casa e jardinagem, segmentos que são extremamente valorizados e abrem espaço para o empreendedor brasileiro, desde que ele não ache que - assim como faz no Brasil – vai resolver os problemas no meio do caminho. Nos EUA planejamento é levado à sério e sempre vale ficar atento, se informar e aproveitar as melhores alternativas.

 ________________

*José Vinicius Bicalho Costa Jr. é mestre em direito no Brasil e EUA e especializado em Negócios Internacionais, atuando há 17 anos como sócio na Bicalho Consultoria Legal.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024