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Escritórios de advocacia promovem gestão de informações processuais aos clientes

Foi-se o tempo em que o papel do advogado resumia-se ao patrocínio de ações ou mesmo na elaboração de pareceres aos seus clientes. Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, dinâmico e eficaz, em que o poder das empresas varia, inclusive, de acordo com o conhecimento profundo sobre suas demandas no Judiciário.

27/9/2006


Escritórios de advocacia promovem gestão de informações processuais aos clientes


Ricardo Motta*

 

Foi-se o tempo em que o papel do advogado resumia-se ao patrocínio de ações ou mesmo na elaboração de pareceres aos seus clientes. Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, dinâmico e eficaz, em que o poder das empresas varia, inclusive, de acordo com o conhecimento profundo sobre suas demandas no Judiciário.

 

Além da necessidade de conhecerem as estratégias dos seus concorrentes e, ainda, manterem-se atualizadas em seu segmento de atuação, cumpre fundamentalmente às empresas o papel de conhecer, e muito bem, informações financeiras e comerciais a seu respeito, de forma a gerir o seu negócio da melhor maneira possível.

 

Por estarem totalmente envolvidos com as ocorrências diárias das empresas, principalmente seus problemas, os Departamentos Jurídicos são fontes inesgotáveis de informações. É através do seu Departamento Jurídico que uma empresa consegue obter informações essenciais para seus planejamentos futuros, desde o caráter financeiro até o seu desenvolvimento comercial.

 

Por conta da importância das informações gerenciais para as empresas, muitas bancas de advogados viram-se obrigadas a desenvolver um novo tipo de profissional – o “Gestor Jurídico”. Além do conhecimento jurídico necessário para o trabalho, cumpre ao profissional desse segmento reunir a capacidade profissional para desenvolver a importante tarefa de condensar as informações existentes em seu banco de dados, obtidas através da atividade jurídica, para periodicamente munir seus clientes de ferramentas capazes de tornar informações financeiras, inicialmente esquecidas ou isoladas, em fatores capazes de mudar o rumo de muitos negócios.

 

Foram esses os motivos que levaram alguns escritórios a buscar o desenvolvimento de uma nova área, hoje conhecida no mundo jurídico como Gestão de Contencioso.

 

Através dos pedidos de muitas empresas, que buscavam uma assessoria mais abrangente, inclusive na defesa de seus interesses no cenário nacional, é que alguns escritórios se motivaram e saíram na frente para o investimento desta nova estrutura.

 

A estruturação desta nova área, seguido da contratação e desenvolvimento desses novos “Gestores Jurídicos”, é que permite aos escritórios a condução de uma quantidade maior de processos, onde se busca uma análise financeira e estatística do todo. Através das ferramentas desenvolvidas pelos profissionais de Gestão de Contencioso, hoje é possível uma análise profunda dos fatores que provocam variações nas análises dos valores contingenciados pelas empresas, a identificação dos seus maiores objetos/produtos demandados, bem como a pontuação de regiões a serem trabalhadas pela empresa, no que diz respeito ao seu consumidor final.

 

Com a utilização de Sistemas Gerenciais, desenvolvidos e customizados conforme as necessidades dos clientes é possível maximizar a utilização de informações processuais e gerenciais, de forma centralizada e consolidada.

 

Atualmente, muito se comenta no mundo empresarial acerca da necessidade constante em implementarem-se novas estratégias para a melhor condução dos negócios.  De acordo com essa perspectiva, é fundamental que a empresa atente à necessidade e importância de contar com uma eficiente Gestão de Informações de suas demandas processuais em que figura como parte, sob pena de não atingir o resultado almejado.

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*Advogado do escritório Neumann, Salusse, Marangoni Advogados

 








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