Como qualquer outro setor dentro de uma organização, o departamento jurídico também possui indicadores-chave de desempenho, conhecidos como KPIs. E o departamento jurídico que não controla estes indicadores tem, fatalmente, dificuldades em comprovar à diretoria o caráter estratégico do setor.
Além disso, um setor que não mensura seu trabalho é um setor que não se aprimora e evolui. Você não pode melhorar aquilo que você não mede e, portanto, desconhece.
Não se trata de encher seu departamento jurídico de métricas que não serão utilizadas para nada. O propósito é identificar indicadores que façam sentido para a realidade do seu jurídico e permitam que a área:
1– Determine prioridades
2– Tome decisões baseadas em dados
3 – Rastreie a origem de seus resultados
4 – Localize anomalias e desvios
5 – Entenda melhor o negócio e seu papel na geração de valor para a companhia
Para isso, a ProJuris conversou com gestores de departamentos jurídico de empresas líderes, para identificar para quais indicadores um jurídico de alta gestão deve olhar.
Quais os principais indicadores de um departamento jurídico
Para elencar os principais indicadores do departamento jurídico, iremos dividi-los em três grupos: contencioso, consultivo e contratos.
Cada uma destas categorias desmembrará novos indicadores de desempenho, podendo gerar uma cadeia ilimitada de métricas. A partir disso, você poderá avaliar o que faz sentido mensurar considerando a demanda com a qual seu departamento jurídico trabalha.
Indicadores de contencioso
Volume de processos
Este indicador dá uma visão gerencial de toda a demanda contenciosa do seu departamento jurídico. Você pode detalhar este dado por natureza, área, filiais e advogados.
Evolução dos processos
Qual o status da sua demanda contenciosa? Quantos processos estão na etapa de entrada, saída ou saldo final?
Fases processuais
Onde estão os processos de sua empresa? Especifique quantos de seus processos estão na vara, tribunal, tribunal superior ou em execução.
Turnover (trabalhistas)
Este é um indicador muito importante para departamentos jurídicos com alta demanda trabalhista, e indica um percentual de quantos processos trabalhistas a empresa está gerando a cada demissão.
Provisão
Este é, sem dúvidas, o indicador mais importante para comprovar o papel estratégico desempenhado pelo departamento jurídico à corporação. A partir da provisão, o departamento apresenta uma previsão de perda financeira remota, possível e provável.
Leia também: Como fazer provisionamento do contencioso sem dor de cabeça?
Indicadores de consultivo
Volume de requisições
Este indicador dá uma visão gerencial de toda a demanda de requisições de sua empresa. Caso haja necessidade, especifique também o volume por contexto (processos e contratos), filial e cliente interno.
Volume de requisições por período
Este indicador proporcionará uma visão da evolução do volume de requisições abertas ao departamento jurídico no decorrer do ano. Esta informação também pode ser especificada por cliente interno, contexto e filial.
Requisições – SLA
Para departamentos com perfil mais consultivo, este é um dos indicadores mais relevantes. Trata-se da média de tempo que uma requisição leva para ser atendida pelo jurídico.
Requisições iniciadas x Requisições finalizadas
Do volume total de requisições, quantas foram finalizadas?
Requisições com andamentos atrasados
Quantas requisições estão com andamentos atrasados? Este é um importante indicador de sucesso para o departamento jurídico.
SLA – Andamentos por fase da requisição
Aqui, o jurídico tem um detalhamento de seu SLA por fase da requisição, sendo possível avaliar em qual fase do processo está havendo anomalias ou desvios, possibilitando ações de melhoria.
Requisições – Índice de satisfação
Pouco adianta ao departamento jurídico contar com um SLA excelente se sua entrega está gerando retrabalho para outras áreas. Em outras palavras, nada adianta ser ágil no atendimento de requisições e não entregar valor. Um índice de satisfação permitirá determinar como as demais áreas estão avaliando a entrega do jurídico.
Leia também: Simplifique e ganhe performance no gerenciamento de Requisições
Indicadores de contratos
Total de contratos ativos
Este indicador dá uma visão gerencial de toda a demanda de contratos de sua empresa.
Valor total dos contratos
Especifique quanto valem, juntos, todos os contratos da corporação.
Valor médio dos contratos
Determine um valor médio de cada contrato.
Média de novos contratos ao mês
Este indicador permitirá visualizar o volume de contratos gerados por mês na empresa, garantindo previsibilidade ao departamento jurídico.
Contratos por status
Dos contratos administrados pelo departamento jurídico, quantos estão ativos, encerrados ou vencidos?
Categorias de contratos
De toda a demanda de contratos de sua empresa, quantos deles são compra e venda, acordos, prestação de serviços, etc?
Contratos a vencer
Este indicador também tem como propósito gerar previsibilidade ao departamento jurídico. Com ele, o jurídico consegue identificar quantos contratos estão por vencer, por mês, até o fim do ano.
Leia também: A gestão de contratos com (e sem) um software jurídico
Como apresentar indicadores do departamento jurídico para a diretoria?
Construímos um modelo de apresentação de indicadores e resultados para departamentos jurídicos em PPT.
Nele, estão reunidos todos os indicadores apresentados neste artigo, em gráficos, prontos para serem editados e apresentados à diretoria.
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Como controlar seus indicadores de forma dinâmica, precisa e eficiente?
Quantos indicadores seu departamento jurídico controla? E mais importante: como seu departamento jurídico controla seus indicadores?
O mais importante é que o controle de indicadores seja uma ferramenta que gere produtividade ao departamento jurídico, e não uma tarefa que tome mais tempo que as ações para melhorá-los.
Já pensou em controlar os indicadores mais importantes do seu jurídico em tempo real? Então você precisa conhecer o Legal Analytics, o BI do departamento jurídico.
Como funciona o Legal Analytics?
O Legal Analytics é uma funcionalidade do software jurídico ProJuris para Empresas. Ele é integrado com os demais módulos do ProJuris, e é atualizado em tempo real.
Por exemplo, seu departamento jurídico gerou uma requisição no ProJuris. A partir do lançamento, o Legal Analytics irá registrar a requisição e acompanhar seus andamentos, calculando automaticamente o SLA e detalhando andamentos por fase, filial, contexto, cliente, etc.
Ou seja, com o Legal Analytics, o ProJuris transforma a informação do seu departamento jurídico em dados estruturados. Trata-se de uma poderosa ferramenta de trabalho e gestão.
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*Tiago Fachini é gerente de marketing da ProJuris Software Jurídico.