Migalhas de Peso

5 dicas de gestão do tempo para advogados

É normal ter dúvidas e dificuldade de realizar com tranquilidade todas as demandas da profissão. A gestão do tempo para advogados é um desafio e tanto, mas colocando em prática algumas simples ações é possível sim organizar sua rotina e dar conta de todas as tarefas.

27/12/2018

A rotina do advogado é cheia de atividades. Uma infinidade de tarefas diversas, como o acompanhamento de prazos, atendimento a clientes e gestão do escritório fazem parte do dia a dia na advocacia.

Por isso, é normal ter dúvidas e dificuldade de realizar com tranquilidade todas as demandas da profissão. A gestão do tempo para advogados é um desafio e tanto, mas colocando em prática algumas simples ações é possível sim organizar sua rotina e dar conta de todas as tarefas.

Confira as dicas que separamos:

#1 Reserve um tempo para as atividades intelectuais

Tarefas que exigem esforço intelectual, como elaboração de peças processuais, precisam de 100% da sua concentração. Por isso, não deixe que o celular ou outras distrações possam minar seu foco. Procure um local afastado de barulhos que possam desviar sua atenção para que você se concentre e consiga finalizar suas atividades com êxito.

#2 Conte com uma agenda eficiente

Organização é a palavra-chave para um bom advogado. Nada de anotar compromissos sérios em papéis que podem se perder dentro da bolsa. Conte com uma agenda eletrônica que possa te alertar sobre as principais atividades do seu dia, ou da sua semana, de forma eficiente.

#3 Delegue as atividades menos importantes

Se você trabalha em equipe, nada mais justo do que poder confiar nela para desafogar o seu trabalho. Procure dividir suas tarefas com estagiários ou mesmo com outros profissionais do seu escritório. Isso é gestão do tempo para um advogado de sucesso.

#4 Conte com o auxílio da tecnologia

Uma série de atividades repetitivas e recorrentes pode ser realizada por softwares jurídicos. Por exemplo, quanto tempo você gasta procurando suas publicações e andamentos processuais nos sites dos tribunais? Essa tarefa pode ficar sob responsabilidade de um software jurídico, que traz de forma automática e em um só acesso todas as informações para facilitar a gestão de seus processos jurídicos.

#5 Separe tempo de trabalho e tempo de lazer  

Levar trabalho para casa não é legal. Estudos indicam que uma mente descansada é muito mais produtiva. Por isso, quando for para casa, descanse, faça atividades diferentes das que você desempenha durante o horário comercial e tenha uma boa noite de sono. No dia seguinte, sua energia estará muito melhor e você tenderá a ser bem mais produtivo.

Agora é com você. Coloque em prática essas ações para deixar sua rotina menos atribulada. Gostou dessas dicas? Baixe nosso e-book Metodologias de gestão de tempo para advogados.

___________________


*Luciana Barbosa é analista de comunicação na Advise, responsável pela produção de conteúdo e comunicação direta com clientes externos e internos.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Securitização de recebíveis no Estado do Rio de Janeiro: Oportunidade fiscal ou desafio futuro?

20/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

PLP 108/24 - ITCMD - Tributação da distribuição desproporcional de dividendos

21/12/2024

A alienação fiduciária por contrato particular sem a necessidade de escritura pública

20/12/2024