Há pouco tempo, dominar algumas funções avançadas do pacote Office era conhecimento tecnológico suficiente para a maior parte dos advogados. Mas hoje em dia, as coisas mudaram. A tecnologia agora faz parte da rotina do advogado moderno desde que ele acorda até a hora de dormir.
E o processo de modernização da advocacia tem um fator bastante curioso: geralmente, as novas tecnologias são experimentadas pelo profissional no nível individual, para lazer e organização pessoal, e só depois ele aproveita essas ferramentas no trabalho. Pensando nisso, fiz este artigo para te convidar a repensar a tecnologia na advocacia. Que tal melhorar o cotidiano do seu trabalho com ferramentas que você já conhece? Para saber como, é só continuar a leitura:
Aproveite o melhor do seu smartphone
Praticamente todo advogado já usa um smartphone, certo? De acordo com o Google, cerca de 62% dos brasileiros já tem um celular deste tipo. Mas além de expandir as suas opções de contato com o cliente, você pode usar o aparelho para redigir documentos, consultar seus processos e muito mais!
No blog da Aurum, nós já explicamos como consultar intimação pelo celular. Além disso, você também pode fazer o acompanhamento dos seus processos, caso use um software jurídico com opção mobile. O Astrea, por exemplo, oferece um aplicativo para celular em que você pode consultar todas as informações dos seus processos e receber notificações como as do Whatsapp quando tem algum novo alerta.
Outra praticidade do smartphone está na sua agenda. Se você tem o hábito de registrar seus compromissos no papel, eu recomendo que você experimente usar a agenda do Google, do Outlook ou da Apple, se o seu aparelho for da marca. Assim, você e sua secretária podem acompanhar seus compromissos onde estiverem, sem o perigo de esquecer a agenda física jurídica em casa ou no escritório. Caso você use um software jurídico completo, também consegue integrar a sua agenda digital com a agenda jurídica do sistema.
E se você ainda não tem um software para advogados com um aplicativo mobile complementar, eu recomendo que você experimente o Astrea gratuitamente aqui. O aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store.
Combine dois dispositivos
Se você passa boa parte do seu tempo fora do escritório para encontrar clientes, ir ao fórum ou a outros compromissos profissionais, talvez seja interessante aliar o uso do celular a um tablet.
Esses aparelhos têm a vantagem de serem um pouco maiores, o que oferece mais conforto de uso para atividades profissionais. Por isso, podem ser uma ótima ferramenta para advogados na hora de fazer anotações, buscar jurisprudências, redigir peças jurídicas, fazer videoconferências e apresentações.
Substitua sua biblioteca física pela virtual
Já pensou carregar seus livros com você onde estiver? Com um dispositivo como o Kindle ou o Kobo, você pode ler ou estudar de qualquer lugar. Ambos são e-readers, aparelhos para leitura de livros digitais.
Advogados precisam ler muito, mas o tempo para se dedicar a esse hábito é sempre uma questão, certo? Então eu recomendo que você invista em um desses e-readers. Eles possuem telas que imitam o conforto para os olhos do papel, são leves e permitem que você os transporte para qualquer lugar. Além disso, as livrarias virtuais oferecem um catálogo razoável de livros jurídicos, com títulos nacionais e internacionais e um preço mais interessante que dos livros físicos.
Conclusão
As inovações tecnológicas têm mudado a nossa relação com o trabalho. Na advocacia não é diferente! As atualizações caminham em alta velocidade e exigem do profissional de direito frequente atualização e repriorização. Mas você não precisa investir em equipamentos caríssimos para isso. Basta encontrar os que melhor funcionam para você e aproveitar ao máximo sistemas que englobam várias funções, como o Astrea, o software jurídico mais completo do mercado!
____________