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Pare de apagar incêndios: suporte de TI precisa de diagnóstico, planejamento e estratégia

Não chame o suporte de TI somente quando tiver problemas. Conte com ele mesmo quando não precisar.

24/5/2018

Sua empresa ainda considera o suporte de TI como aquele departamento acionado apenas em caso de problemas operacionais? Se sua resposta foi sim, saiba que você está utilizando a tecnologia como mero apagador de incêndios. A resolução efetiva dos problemas recorrentes somente é possível se o setor estiver alinhado à cultura e objetivos organizacionais. Para isso, é necessário investir em diagnóstico, planejamento e estratégia. Saiba como fazer cada um desses passos.

Diagnóstico do suporte de TI

Trata-se de uma avaliação completa do estado atual da sua TI, com o objetivo de identificar os seus pontos fortes e fracos e compreender como ela está atendendo as necessidades de cada setor que compõe a empresa.

Durante o diagnóstico, não se esqueça que o suporte de TI é feito por pessoas. Portanto, avaliar a equipe e, principalmente, a estrutura de poder e o perfil das lideranças também é importante. Outro fator que deve ser considerado é o orçamento da empresa dedicado à TI para propor soluções adaptadas a essa realidade.

Com o diagnóstico em mãos, você pode sugerir formas de melhorar a atuação do suporte de TI para evitar problemas, propor soluções que otimizem processos e garantir o funcionamento da organização. É possível, por exemplo, projetar equipe, sugerir investimentos tecnológicos, processos e serviços mais acertados.

Planejamento

O planejamento permite definir como a TI vai atuar para atender as demandas da empresa. A partir disso, é possível definir melhor as rotinas e investimentos necessários para habilitar e qualificar o setor em prol dos objetivos. Ao mesmo tempo, evitará problemas que até então são recorrentes no ambiente corporativo, como descontinuidades, panes, atrasos e baixa qualidade das entregas.

Suporte de TI que trabalha com planejamento também pode transformar as demandas da organização em programas e projetos. Essa automatização, por sua vez, otimiza processos, simplifica a rotina, diminui a quantidade de erros e aumenta a produtividade. Sem contar que é ingrediente fundamental para a empresa inovar e garantir sua competitividade no mercado.

Estratégia

Mais do que somente o "cara da TI" que é chamado para solucionar algum problema no computador, a área da tecnologia deve estar constantemente próxima dos demais departamentos. Também é importante que se alinhe ao mercado de atuação da empresa – considere o perfil dos clientes, tendências de mercado e ameaças.

Empresas que contam com um suporte de TI assim têm um forte diferencial estratégico. Isso porque elas conseguem usar a tecnologia a favor do seu negócio e aproveitam as oportunidades para elaborar novos produtos e métodos para conquistar consumidores, impulsionando suas vendas.

A Penso faz tudo isso para você!

Você pode deixar seu suporte de TI nas mãos da Penso e somente usufruir dos seus benefícios. Mais do que um serviço para solucionar seus problemas operacionais, oferecemos gerência de TI eficiente com diagnóstico, planejamento e estratégia.

Ao contratar a Penso como seu parceiro tecnológico, vamos realizar um diagnóstico completo da sua situação atual. Somente quando compreendermos melhor sua estrutura e os desafios a serem enfrentados, propomos um plano de investimentos que contemple soluções e ideias, sem fugir do seu orçamento.

A partir disso, disponibilizamos uma equipe especializada para atender suas demandas e monitorar constantemente seu ambiente, evitando problemas que coloquem em risco a disponibilidade dos serviços e segurança dos dados. Além disso, especialistas acompanharão constantemente suas demandas para propor melhorias que o ajudem a inovar sua atuação.

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*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

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