Migalhas de Peso

Como preparar sua equipe para usar um software para advogados

Contratar um software jurídico é um passo bastante importante no crescimento de um escritório de advocacia.

18/4/2018

Um bom software jurídico é fundamental para manter um escritório produtivo e fazer uma gestão eficaz de toda a equipe. Com um sistema para advogados completo, você pode delegar tarefas, definir o que cada pessoa pode acessar no software e organizar as atividades de cada colaborador.

Mas para isso, o time precisa estar plenamente engajado no uso do sistema. Sem esse comprometimento de toda a equipe, muitas funcionalidades dos softwares mais completos não vão ser aproveitadas totalmente. Além disso, a escolha de um software jurídico também precisa estar alinhada com os desejos e necessidades de todos que atuam no escritório, para realmente otimizar as tarefas cotidianas, economizando tempo e dinheiro.

Para ajudar escritórios que estão nesse processo, eu elenquei algumas dicas que vão te ajudar a preparar a sua equipe para a implementação de um programa para advogados. Confira!

Faça um bom planejamento

Um bom planejamento é sempre a chave para começar qualquer processo com o pé direito. Por isso, eu recomendo que você se prepare bem para a contratação de um software. Tire algum tempo para descobrir qual o melhor software jurídico do mercado e planejar como a implementação do sistema vai acontecer no escritório. Também é importante mapear quais atividades mais tomam tempo de cada colaborador e tentar encontrar sistemas que ofereçam soluções para automatizar essas tarefas.

Envolva a equipe em cada etapa do processo

Uma equipe engajada no processo de contratação de um sistema desde o início vai aproveitar melhor o software depois. Além disso, se toda a equipe estiver testando o sistema, vai conseguir explorar melhor as funcionalidades. Assim, cada colaborador pode ajudar a avaliar se aquele software é realmente o melhor para a realidade do escritório e para solucionar as suas dificuldades.

Aproveite os treinamentos

A maior parte dos softwares para advogados oferece treinamentos, webinars e reuniões para apresentar para o escritório todas as funcionalidades do sistema. É importante que a equipe participe desses momentos, para tirar dúvidas e entender de que forma pode aproveitar o melhor do sistema e deixar o escritório ainda mais produtivo.

Ajude a equipe a enxergar os ganhos de usar um sistema

Fazer grandes mudanças na rotina é sempre um desafio. Durante a implementação de um software jurídico, não é diferente. Muitas coisas podem mudar nos processos de trabalho e isso exige um esforço coletivo. Nesse momento, entender os benefícios do sistema pode ajudar todos os profissionais a ficarem mais confiantes nas potencialidades da ferramenta.

Os treinamentos vão ter um papel bem importante nesta etapa, mas também é interessante buscar casos reais de outros escritórios e entender como a produtividade deles aumentou com um sistema para advogados. A advogada Mariana Gonçalves, por exemplo, já contou no canal dela como ela faz o controle de processos usando o software jurídico Astrea.

Conclusão

Contratar um software jurídico é um passo bastante importante no crescimento de um escritório de advocacia. Envolver a equipe nesse tipo de processo vai ajudar a construir um time mais sólido e colaborativo, em que cada um se sente responsável pelo crescimento do negócio.

Além disso, você melhora a produtividade do seu escritório, reduzindo custos e ganhando mais tempo para se dedicar a fazer networking, melhorar sua prospecção de clientes e garantir a sua atualização profissional e da sua equipe.

Experimente gratuitamente o Astrea no seu escritório e faça parte do futuro da advocacia.

______________

*Marcela Quint é gerente de Marketing na Aurum. Formada em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina, tem mais de 5 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico. É apaixonada por comportamento, liderança e inovação.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025

Imóvel como garantia: O que muda com a nova regulamentação do CMN?

5/1/2025