Migalhas de Peso

Gestor Jurídico: toda tecnologia a seu favor

A tecnologia não é mais novidade nos escritórios de advocacia. Saiba como algumas ferramentas podem modernizar a atuação do Gestor Jurídico.

21/3/2018

O Gestor Jurídico sabe da necessidade de se manter atento às novidades do mercado, aos perfis diferenciados dos clientes do escritório e de sua atuação no universo jurídico.

No entanto ainda é preciso que reconheçam a importância das novas tecnologias no dia a dia de quem está à frente da gestão do escritório.

Ao mirar em melhores resultados é preciso adequar-se às tendências mais modernas no ambiente jurídico moderno.

Isso representa investir em recursos digitais para aprimorar os serviços prestados pelo escritório. Nesse cenário o Gestor Jurídico tem muito a ganhar com o uso da tecnologia.

Saiba que o bom funcionamento do escritório, a constância em seu gráfico positivo de desempenho e manter-se em destaque no mercado dependem primordialmente da gestão organizacional.

O sucesso do escritório está na estruturação de um modelo organizacional que seja compatível com as demandas do seu escritório.

A presença do Gestor Jurídico permite uma visão gerencial e ao contar com a tecnologia como aliada, consegue um controle macro das atividades do escritório, sempre com um olhar gerencial e distante da burocracia jurídica.

E nesse sentido é importante ressaltar como o uso de um software jurídico é fundamental e imprescindível para a atuação eficiente da banca.

Veja como a tecnologia auxilia o Gestor Jurídico e os resultados do escritório:

Tecnologia como gerador de resultados para o escritório

A utilização da tecnologia pelo Gestor Jurídico para o gerenciamento e para a organização das atividades rotineiras do escritório é de suma importância para que a banca atue de forma mais assertiva e alcance os objetivos traçados.

O uso da tecnologia presente em softwares jurídicos resulta em benefícios que serão colhidos em curto, médio e longo prazo. Entre essas vantagens podemos listar:

  • Redução de riscos operacionais;
  • Economia de tempo;
  • Conquista de novos clientes;
  • Estratégias para a manutenção de clientes;
  • Organização;
  • Segurança;
  • Praticidade;
  • Mobilidade.

Todos esses benefícios são resultados de estratégias diferenciadas e métodos de trabalho que destacam o profissionalismo em um mercado cada vez mais e concorrido.

Softwares para escritórios de advogados permite que o Gestor Jurídico tenha o controle gerencial mais eficaz dos processos, das atividades e da equipe de trabalho.

O software jurídico permite ter sempre disponível e organizada as informações sobre os processos defendidos pela banca, além de ter atividades automatizadas.

Além de facilitar o maior controle interno do escritório, os softwares jurídicos têm papel fundamental na definição estratégica para atuação do escritório.

Gestor Jurídico tem as seguintes responsabilidades:

  • coordena o processo de planejamento das estratégias da organização;
  • orienta a equipe sobre como os planos devem ser executados;
  • acompanha a execução dos planos;
  • propõe medidas corretivas e de controle quando as coisas começam a sair do rumo programado;
  • analisa os resultados obtidos, gerando dados confiáveis para tomada de decisões;
  • revisa planos e propõe mudanças nas atividades.

Gestor Jurídico: transformando indicadores em resultados

"O que não se mede, não se gerencia". A frase é atribuída ao consultor norte-americano W. Edwards Deming e enfatiza o quanto que criar indicadores de performance é fundamental para que se possa medir e, consequentemente, avaliar se os resultados do seu escritório estão alinhados aos objetivos.

Quando o escritório conta com relatórios gerenciais bem elaborados torna-se mais viável que o escritório atue de forma estratégica e com uso inteligente de um software jurídico.

Nesse sentido é importante ressaltar que o Gestor Jurídico, com uso da tecnologia, tem a capacidade de identificar causas de problemas, planejar e constituir ações em prol das mudanças, analisar indicadores e transformá-los e resultados em favor do escritório.

O Gestor Jurídico, se utilizando de um software de gestão, está apto para implementar ações de que representem a evolução dos procedimentos operacionais, mitigando custos, participando dos planejamentos estratégicos, analisando e mensurando os riscos.

No entanto para alcançar esses benefícios é preciso trabalhar de forma analítica e acompanhando os indicadores.

O Gestor Jurídico que conta com as ferramentas disponíveis no software jurídico, consegue encampar o gerenciamento focado em desempenho e resultados.

E ao utilizar as métricas e relatórios de controles gerenciais disponibilizados de forma automática nos softwares jurídicos consegue implementar e aprimorar estratégias.

Dessa forma o Gestor Jurídico consegue aplicar soluções ágeis, que geram rentabilidade ao escritório, eficiência nas tarefas diárias, economia de tempo e satisfação aos clientes.

___________


*Marcos Aurélio Silva é analista de produção de conteúdo da Aviso Urgente.



Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025

Imóvel como garantia: O que muda com a nova regulamentação do CMN?

5/1/2025