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Advogado de Sucesso – Quer Aprender como Impulsionar a sua Carreira?

Para ter sucesso na carreira, é importante você começar a aprender a se autogerenciar, desenvolvendo-se para ter uma atitude positiva, estabelecendo metas de onde quer chegar, administrando o seu tempo efetivamente para isso.

20/3/2018

Se você acabou de dar os seus primeiros passos na carreira do Direito ou de galgar um novo cargo dentro da sua organização, pode estar sentindo uma mistura de emoções: desde a animação por estar começando um novo caminho, como a ansiedade pelas novas responsabilidades, prazos e desafios.

Para ter sucesso na carreira, é importante você começar a aprender a se autogerenciar, desenvolvendo-se para ter uma atitude positiva, estabelecendo metas de onde quer chegar, administrando o seu tempo efetivamente para isso.

Em 1999, Peter F. Drucker, considerado como o pai da administração moderna, observou em seu artigo, "Managing Oneself", que poucas pessoas são líderes natos. Ele declara que a maior parte delas desenvolvem as habilidades de liderança ao longo do tempo. Afirma, também, que os profissionais não podem esperar que as organizações gerenciem suas carreiras e que, portanto, se você quer ter sucesso e crescer em sua profissão, deve assumir o controle dela e se tornar o seu próprio "diretor executivo".

Drucker escreveu: "Somente quando você trabalha a partir dos seus pontos fortes, você pode alcançar a verdadeira excelência". E para alcançar a excelência e ser o melhor membro da equipe, ele disse, você deve desenvolver uma compreensão completa de quem você é. Tem que identificar seus pontos fortes e valores, entender suas fraquezas e descobrir de que forma pode trazer as melhores contribuições para sua organização.

Vejamos algumas das maneiras como você pode colocar as palavras de Drucker em ação, desenvolvendo a autoconsciência que precisa se autogerenciar efetivamente.

Primeiro, é fundamental ter boas atitudes. Afinal, a sua performance melhorará se você exercer o seu trabalho com otimismo, entusiasmo e respeito pelos outros. E como desenvolver esta mentalidade:

1.Use o Pensamento Positivo

Quando você pensa positivamente, acaba ficando mais motivado e focado em alcançar seus objetivos, ao invés de ficar se preocupando com o fracasso. Um comportamento otimista irá ajudá-lo, quando encontrar problemas ou contratempos. Procure por algo bom em todas as situações difíceis - algo que pode aprender e levar adiante com você para os seus próximos desafios.

Além disso, tome medidas para reduzir seus níveis de estresse, quando as coisas ficarem complicadas. Use técnicas de relaxamento físico, meditação ou imagens para aliviar a tensão e pensar com clareza, quando sentir que os seus problemas estão pesados demais.

2. Desenvolva a sua Inteligência Emocional.

Se você conseguir entender as pessoas ao seu redor, pode usar seus pontos fortes para criar melhores relações de trabalho. Um dos componentes mais importantes da inteligência emocional é a empatia. Se você é empático, pode reconhecer e atender as necessidades daqueles ao seu redor.

3. Ouvir e aprender

Se você é novo em seu cargo, ninguém esperará que saiba tudo. Não tenha medo de fazer perguntas ou procurar esclarecimentos, quando houver assuntos que você não entende. É importante ter humildade de aprender com aqueles com mais experiência que você. É essencial estar disposto a ouvir e instruir-se com seu chefe, pares e outros membros de sua equipe.

Faça um esforço consciente para se concentrar naquilo que as pessoas à sua volta estão dizendo. Pratique a escuta ativa para demonstrar que valoriza a ideia de seus colegas, sem se mostrar tão distraído.

4. Seja Proativo

Em vez de esperar que as coisas aconteçam, procure formas de fazê-las acontecer. Por exemplo, se você vir um modo de melhorar algo no escritório ou no departamento jurídico, não hesite em compartilhar suas ideias com o seu superior ou colegas. No entanto, não desanime, se as suas sugestões nem sempre forem colocadas em prática. Como mencionamos acima, pratique a humildade e escute as razões deles para não as implementar. Trate essas situações como oportunidades para aprender e crescer.

Você também pode procurar maneiras de expandir a sua atuação indo além daquilo que os outros lhe pedem para fazer. Se os seus colegas de trabalho precisarem de ajuda, ofereça ajuda antes mesmo de ser perguntado.

5. Defina os seus Objetivos de Carreira

Para ter sucesso na sua vida profissional, é importante identificar seus pontos fortes e fracos, estabelecer metas mensuráveis ??e escolher um objetivo de carreira inspirador.

6. Descubra os seus pontos fortes

A maioria das pessoas precisa de ajuda para conseguir saber quais são os seus pontos fortes. Há várias maneiras de descobri-los: você pode pedir feedbacks dos seus gestores, colegas, amigos e familiares ou até mesmo procurar um coach para lhe ajudar a entender isso.

Uma vez que conheça os seus pontos fortes, deve buscar desenvolver atividades em que eles possam aparecer mais em seu trabalho. Você também pode melhorar o seu desempenho em áreas que tem mais déficit, fazendo por exemplo, algum tipo de treinamento, curso, participando de seminários, saindo da sua zona de conforto. Quanto mais você investir em si mesmo, mais retorno terá em sua carreira.

7. Defina metas SMART

Se você está começando a advogar ou está se adaptando a novas responsabilidades, considere dividir os seus objetivos em metas menores, mais gerenciáveis ??e precisas. Lembre-se que SMART é um acrônimo para a definição de metas e que significa que precisam ser S (Específicas), M (Mensuráveis), A (Atingíveis), R (Relevantes) e T (Dentro de um Prazo).

À medida que você completa cada um destes pequenos objetivos, aumentará sua confiança e isso o incentivará a prosseguir no caminho para o próximo.

8. Organize-se

Muitas vezes, devido à quantidade de tarefas que você tem e à escassez do tempo, pode-se ter a sensação de que não há horas suficientes no dia para atingir todos os seus objetivos. Contudo, ao ser organizado, automotivado e disciplinado, não há dúvidas que achará tempo para atingir seus próprios objetivos, bem os que seu gestor estabelece para você. Portanto, organize o seu dia de trabalho.

Algumas pessoas preferem enfrentar as atividades mais árduas logo pela manhã. Outras produzem muito mais no turno da noite. Descobrir quando você é mais focado e produtivo e estruturar a sua agenda em torno disso vai fazer uma grande diferença em sua vida.

9. Exercite a Autodisciplina

Pessoas disciplinadas são mais confiantes, orientadas para resultados e criam um ambiente positivo. Quanto mais disciplinado você for, mais rápido você alcançará seus objetivos e melhor se sentirá em seu trabalho.

10. Aprenda a se Automotivar

As pessoas que têm automotivação continuam lutando em direção aos seus objetivos, independentemente das dificuldades, distrações ou desafios. Se elas encontrarem um obstáculo, descobrem uma maneira de contorná-lo. Se têm maus hábitos, buscam substitui-los por bons. Por isso, se, por exemplo, você estiver sempre revisando seus e-mails, tenha o hábito de agendar horários definidos para ler e responder a eles.

Técnicas simples de automotivação dizem respeito a fazer as tarefas mais chatas sem procrastinar e se dar recompensas quando as completa, desde uma pausa para tomar um café e relaxar até uma ida ao cinema no final de semana, porque você merece.

Se você quer realmente se diferenciar dos demais colegas em sua carreira jurídica, coloque as dicas acima em prática e colha grandes resultados

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*Maria Olívia Machado é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.




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