No Brasil, a Black Friday chegou timidamente em 2010, cuja reputação foi se consolidando ao longo dos anos para se tornar a terceira data mais importante do ano para os comerciantes, atrás apenas do dia do Natal e dia dos Pais.
Segundo o site e-bit1, em 2016, durante a Black Friday, o faturamento em e-commerce chegou ao patamar de R$ 1,9 bilhão. Para o ano de 2017, a estimativa do Google Brasil é de um crescimento de 20%.
De olho nesse crescimento as empresas de e-commerce precisam se planejar para não incorrer nos principais problemas que ocorrem durante a data2: divergência de preço, indisponibilidade de produtos, falsas promoções, site que fica fora do ar por sobrecarregamento de acessos, sites clonados com o objetivo de enganar consumidores, central de atendimento ineficiente e precário tratamento pós-vendas.
É recomendado aos consumidores verificarem se o site de e-commerce está cadastrado em programas como o Black Friday Legal, que traz mais segurança de sua compra.
Caso ocorra algum problema com a compra realizada, é importante que o consumidor procure os canais oficiais das lojas de e-commerce para buscar solucionar o problema, tais como central de atendimento direto com o vendedor, ligação 0800, e-mail, entre outros. A solução mais rápida e eficiente ainda é com o contato direto com o vendedor.
Caso não obtenha êxito, ainda é possível se valer de sites como o "reclame aqui" e o Consumidor.Gov que servem para mediar os conflitos entre vendedor e consumidor. Esses sites ainda servem de termômetro para o consumidor verificar se existe muita reclamação contra a empresa. Se houver, é recomendado não comprar nessa loja de e-commerce e procurar uma outra com melhor avaliação.
As vendas via e-commerce é uma tendência que veio para ficar e será o principal meio de compra nos próximos anos. Um bom planejamento de atuação na Black Friday é fundamental para as empresas de e-commerce e, se bem feito, serve como uma forma de fidelizar o público consumidor e atrair aqueles outros que ainda tem medo de adquirir produtos pelo comércio eletrônico. Para o consumidor é uma oportunidade de adquirir produtos com um melhor custo, desde que tome os cuidados necessários.
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1 Reputação de lojas virtuais e dados para o mercado online. Disponível em: <clique aqui>
2 SOS Black Friday
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*Orlando Delgado é advogado especialista em e-commerce do escritório Martorelli Advogados.