Migalhas de Peso

Assessoria de Imprensa como uma ferramenta do planejamento estratégico

Para que o escritório possa difundir conhecimentos e expertise para o mercado pela mídia, é necessária a definição bem delineada das perspectivas de médio e longo prazo.

7/6/2017

Quando o assunto é a construção da reputação do escritório no mercado, muitos advogados imediatamente aliam à necessidade de uma assessoria de Imprensa. Entretanto, o projeto para estratégia de mercado, embora necessite do trabalho de relacionamento com a Imprensa, é muito mais amplo.

Para que o escritório possa difundir conhecimentos e expertise para o mercado pela mídia, é necessária a definição bem delineada das perspectivas de médio e longo prazo. A partir desse planejamento, pontuar-se com temas que auxiliarão na concretização do planejamento estratégico criará uma imagem favorável, demonstrando, seja para o público interno (colaboradores), seja para o público-alvo, uma gestão eficiente e focada no propósito da banca.

Deste modo, a assessoria de Imprensa se apresenta como uma das ferramentas necessárias para o posicionamento no mercado e para a consolidação da marca jurídica. Mas, é preciso ter consciência de que simplesmente aparecer na Imprensa de forma desordenada e desconexa com os objetivos do negócio, pode gerar descompasso entre as áreas de atuação, expertise, público-alvo e, principalmente, com o foco do escritório.

Além disso, outro resultado potencialmente negativo é a perda de confiança dos clientes atuais, ensejando uma crise na marca, ou seja, o efeito será o oposto do que se espera com a contratação de uma assessoria de Imprensa.

A construção de um bom relacionamento com a mídia somente vai fortalecer a marca no mercado quando todo o planejamento de comunicação estiver atrelado ao planejamento estratégico do escritório, sendo uma das ferramentas do plano de ação, objetivando o retorno esperado e a construção de uma reputação sólida, respaldada pelo reconhecimento dos prospects e clientes.

________________

*Fernanda Campos é jornalista e sócia da DCMS Estratégia Jurídica.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

Falta grave na exclusão de sócios de sociedade limitada na jurisprudência do TJ/SP

20/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024