As Redes sociais ajudam ou atrapalham a nossa vida profissional? Depende do nosso posicionamento e da nossa exposição.
Especialistas em recrutamento afirmam que todo profissional deve fazer parte de redes sociais para ter visibilidade e evitar perder boas oportunidades profissionais.
Redes sociais de relacionamentos mais profissionais, como o LinkedIn, são usadas pelos recrutadores para análise de currículos: empresas, cargos e funções desempenhadas. Já nas redes sociais de relacionamentos não profissionais, como o Facebook, é possível verificar aspectos do perfil pessoal de um candidato.
Alguns comportamentos dos recrutadores nas redes sociais:
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LinkedIn: procurar por candidatos (95%), contato com candidatos (95%), manter relacionamento com potenciais candidatos (93%)
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Facebook: exposição da marca (59%), vagas (48%), gerar referências de funcionários (51%)
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Twitter: exposição da marca (44%), vagas (39%), gerar referências de funcionários (32%)
Candidatos com posts relacionados com a empresa ou seu segmento são desejados por 88% dos recrutadores no LinkedIn, 27% no Facebook.
44% dos recrutadores eliminam candidatos a depender de aspectos que entendem negativos publicados em suas redes sociais.
Sendo assim, algumas dicas:
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Mantenha seu LinkedIn completo e atualizado (preocupe-se com a sua foto);
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Faça publicações relevantes e relativas aos seus interesses profissionais;
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Mantenha contato com as empresas de seu interesse;
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Tome muito cuidado com suas publicações em qualquer rede social independente do tema abordado.
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Use as redes sociais com moderação e tenha uma estratégia bem definida de como deseja ser visto.
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Saiba como as empresas usam as redes sociais para recrutar
How Recruiters Use Social Media in 2014
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*Juliana Pacheco é advogada consultora na JP Gestão Legal