Migalhas de Peso

Administrador pode ser obrigado a indenizar acionista por multa aplicada pela CVM

Acionistas de maneira geral têm estado cada vez mais atentos aos seus direitos face às companhias e a seus respectivos administradores.

28/3/2016

O desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro tem sido marcado por uma atuação cada vez mais presente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Especialmente nos últimos anos, a autarquia tornou-se conhecida:

Na esteira desse desenvolvimento, os acionistas de maneira geral – e especialmente aqueles que não compõem o bloco controlador – têm estado cada vez mais atentos aos seus direitos face às companhias e a seus respectivos administradores.

A consequência disso é que o Judiciário tem recebido um maior número de disputas societárias, muitas das quais procuram obrigar os administradores de companhias a indenizar os acionistas por conta de prejuízos decorrentes de suas condutas.

O fundamento disso está na própria Lei das S/As. (Lei nº 6.404/76), que determina que o administrador pode ser chamado a responder civilmente pelos prejuízos que causar quando atuar com violação da lei ou do estatuto, ou, estando dentro de suas atribuições, incorrer em culpa ou em dolo.

Com base nesse dispositivo legal, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) condenou ex-presidente de determinada empresa a indenizar os acionistas em decorrência do prejuízo causado por multa aplicada pela CVM. Nesse caso específico, vale dizer, o executivo foi responsabilizado pela conduta praticada por outros diretores a ele subordinados.

Assim, aqueles que se sentirem prejudicados em decorrência de prejuízos sofridos pela companhia em decorrência da condução dada pelos administradores poderão pleitear indenização em juízo.

_________________

*César Moreno é sócio da Divisão de Consultoria do escritório Braga & Moreno Consultores e Advogados.


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024