O livro tem início com uma excelente retrospectiva dos princípios do pré-constitucionalismo no direito romano e na Grécia, na Idade Média, na Renascença.
A obra se destaca também por mergulhar no estudo do poder, através da ambição, da astúcia e habilidade dos homens na luta pela sua conquista, sob o enfoque do direito, da economia, da política e da Sociologia.
Afirma Ives que:
"Os dois instintos do ser humano de maior realce (sobrevivência e procriação) são os alicerces à sua vocação ao poder".
Já quase ao final do livro, um estudo sobre o poder e a Economia mostra como o poder político esteve sempre ligado ao econômico ao longo dos séculos, desde o Egito e mesmo os povos que habitavam a Mesopotâmia, a China e a Índia em épocas mais remotas.
A obra está estruturada em base jurídica filosófica de modo que o leitor pode obter conhecimento importante, como já mencionado, dos fundamentos e princípios filosóficos econômicos e do direito que formaram as constituições através dos tempos.
Em um momento de conturbação internacional como o mundo de hoje em que o homem, a guisa de protestar contra a injustiça, acaba protestando também contra os princípios fundamentais que formaram a civilização que hoje temos, laborados ao longo dos séculos. Citando ainda mais uma vez o autor:
"Não há, todavia, democracia na medida em que um dos quatro poderes assuma o campo de atuação do outro, com o que sua hipertrofia termina por descompassar o equilíbrio necessário ao jogo democrático"
A leitura desse trabalho é de singular importância para quantos lutam para realizar o ideal democrático.
____________________
*Leslie Amendolara é sócio Diretor do Forum Cebefi. Advogado em Direito Empresarial e Mercado de Capitais.