No último mês de fevereiro o Facebook surpreendeu a todos ao anunciar a compra, por US$ 16 bilhões, do Whatsapp Messenger, um popular aplicativo de comunicação, com cerca de 450 milhões de usuários.
Nesse valor não estão contabilizados os US$ 3 bilhões que serão pagos aos fundadores e a um grupo de 55 funcionários do Whatsapp Messenger.
O valor do negócio em muito supera a oferta feita pela Google, de cerca de US$ 10 bilhões, para a aquisição do aplicativo.
O total de US$ 19 bilhões, por muitos considerado exagerado, levanta a seguinte questão: quanto vale uma empresa?
Valuation é o termo em inglês para avaliação de empresas.
A avaliação de uma empresa objetiva estimar o valor justo de mercado da mesma, ou seja, o valor que representa, de maneira equilibrada, o seu potencial econômico.
Quanto maior o potencial econômico, maior o valor da empresa.
Não existe fórmula exata para se avaliar uma empresa. O que se busca é encontrar um valor justo.
De se ressaltar que há diferença entre valor e preço. Preço é a quantia de dinheiro acordada para finalizar uma transação. Valor é o benefício obtido pelas partes envolvidas.
Para avaliar uma empresa é necessário ter conhecimento do mercado e do setor.
É fundamental, ainda, ter conhecimento real da empresa, considerar os riscos e as oportunidades, e analisar se os resultados obtidos são os mesmos que os percebidos pelo mercado.
Atualmente o método de avaliação mais utilizado traz a valor presente o resultado dos fluxos de caixa estimados para o futuro, ao menos cinco anos, e os desconta a um custo médio ponderado de capital.
O custo médio ponderado de capital é baseado no risco da empresa em comparação com outras oportunidades de investimento.
A prática do Valuation é importante não só na hora de vender uma empresa. Ela também é uma importante ferramenta na busca de um investidor e, mais, possibilita maior conhecimento sobre os valores da empresa.
Para demonstrar a importância do Valuation retomo a questão dos US$ 16 bilhões que serão pagos pelo Whatsapp Messenger.
O valor da aquisição justifica-se, inclusive, pelo alto potencial de negócio percebido pelo Facebook: o Whatsapp Messenger cresceu nos primeiros 4 anos 3 vezes mais rápido que o Facebook no mesmo período!
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Referencias
Valuation: como calcular o valor da sua empresa - clique aqui.
Lista traz cinco curiosidades sobre a compra do WhatsApp pelo Facebook - clique aqui.
Eugene F. BRIGHAM e Michael C. EHRHARDT. Administração Financeira – Teoria e Prática. Tradução da 10ª ed. Pioneira Thomson.
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* Leandro Lima é membro do escritório Angélico Advogados.