Você está preparado para conceder o benefício da dúvida aos seus colaboradores?
Atualmente as empresas buscam fórmulas mágicas para reter colaboradores e esquecem que algumas ações aparentemente sem grande impacto podem trazer conforto e confiança.
É natural que quando aconteçam mudanças de qualquer natureza as pessoas tenham dúvidas e é nesta hora que a empresa tem a grande oportunidade de conquistar respeito e transmitir segurança.
Obviamente existem informações que requerem outro tipo de estratégia para a divulgação ou até são confidenciais, estas devem ser tratadas de outra forma e o colaborador no momento da divulgação precisa ser preparado para respeitar e entender as diretrizes da empresa.
Muito importante é abrir um canal para que os colaboradores, sem receio ou qualquer tipo de temor, possam consultar. Eles têm o direito de saber, concordar ou discordar e sem qualquer tipo de punição. Dê preferência para um canal imparcial, que não tenha interesse específico na decisão ou determinação.
Todas as dúvidas devem ser respondidas independentemente se a resposta vai ou não agradar o colaborador. Algumas vezes, depois de um debate saudável outras ideias são originadas e é assim que formamos um ambiente de trabalho democrático e sem perder a característica de instituição.
Esta proposta não é a de uma gestão participativa, mas sim de participar e compartilhar as razões pela qual a empresa tomou esta ou aquela decisão. Seguramente todas as empresas têm intenção positiva, mas quando não estão claras causam desconforto e tomam uma proporção muito maior do que deveriam.
Coloque-se no lugar do seu colaborador por um minuto, e tente fazer com que ele faça o mesmo.
Ainda assim não espere que todos saiam satisfeitos, mas não perca oportunidade de tornar as situações mais fáceis e menos misteriosas.
Prepare-se para isso e siga em frente!
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* Sandra Estefan é sócia da consultoria TOP PRIME.