Migalhas de Peso

O aumento do volume de operações de fusões e aquisições demanda recrutamento especializado

Devido ao aumento do volume de operações de fusões e aquisições no Brasil, tanto as empresas quanto os escritórios de advocacia carecem de profissionais tecnicamente aptos a atuarem nesta área.

18/8/2011

O aumento do volume de operações de fusões e aquisições demanda recrutamento especializado

Mariana Horno Netto*

Fabrício Ferrari**

O aumento do volume de operações de fusões e aquisições no Brasil, se comparado o primeiro semestre de 2010 e 2011 foi de 15% e o montante total de US$ 41 bilhões, de acordo com pesquisas realizadas pela Mergermarket e pela Merrill DataSite publicadas no relatório Brazilian M&A Outlook.

O reflexo no mercado jurídico pôde ser diretamente notado, com o aumento de demanda na contratação de escritórios especializados, tanto na negociação e condução, quanto na elaboração de todos os documentos oriundos das transações de fusões e aquisições. Igualmente, notou-se, nos departamentos jurídicos de empresas, a busca por advogados com conhecimentos técnicos voltados para as áreas societária/fusões e aquisições, contratual e tributária, as quais, dentre outras, são envolvidas diretamente nas operações.

A dificuldade, pelas empresas e escritórios de advocacia, de encontrar profissionais tecnicamente aptos para a realização de tais atividades, gera, nas mesmas proporções do crescimento do volume das operações de fusões e aquisições, um aumento na contratação por intermédio das empresas de recrutamento especializado na área jurídica, haja vista o "apagão de talentos" que algumas áreas sofrem. A capacidade dos consultores com formação jurídica aumentarem a eficácia nas contratações advém da avaliação técnica que fazem dos profissionais para todas as áreas do Direito.

Dentre os pré-requisitos mais solicitados pelas empresas e escritórios de advocacia especializados para os profissionais que pretendem atuar nas referidas áreas estão fluência na língua inglesa, perfil pessoal voltado para negócios e cursos de pós-graduação e especialização, inclusive no exterior.

As tendências de mercado e projeções de crescimento da economia demonstram que o aumento no volume de operações de fusões de aquisições previsto para o segundo semestre de 2011 é igualmente comparável ao do primeiro semestre. Neste sentido, as contrações de profissionais com tais experiências continuarão ocorrendo e serão cada vez mais complexas, uma vez que a reposição e formação de advogados com perfis mais negociais não ocorrem na mesma velocidade no mercado jurídico.

_______________

*Gerente da Divisão de Legal da Robert Half

**Consultor de Recrutamento da Divisão de Legal da Robert Half

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

PLP 108/24 - ITCMD - Tributação da distribuição desproporcional de dividendos

21/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024