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A avaliação da democracia (2004) em seu país pelos jovens israelenses

O comportamento dos jovens israelenses tem que ser avaliado ou mensurado frente ao mundo, à família, à sociedade, à religião com seus matizes, aos costumes com suas alternâncias e degenerescência, às tradições, às ciências, aos sonhos, às oportunidades para materializar seus sonhos ou suas ambições, dentre outros enfoques.

10/5/2005


A avaliação da democracia (2004) em seu país pelos jovens israelenses


Auditando a democracia em Israel: Atitudes da junventude1


Jayme Vita roso*

O comportamento dos jovens israelenses tem que ser avaliado ou mensurado frente ao mundo, à família, à sociedade, à religião com seus matizes, aos costumes com suas alternâncias e degenerescência, às tradições, às ciências, aos sonhos, às oportunidades para materializar seus sonhos ou suas ambições, dentre outros enfoques.

Isso seria tarefa hercúlea, muito além do objetivo restrito deste sággio. Tivemos a felicidade de encontrar uma obra recente, editada pelo The Guttman Center do The Israel Democracy Institute, que nos ajuda a conhecer, sem interpretar, o fenômeno do jovem israelense diante da sua democracia.

Não está em nossa agenda avaliar as instituições, quanto às estruturas, organizações, funções e impactos, mas reproduzir as atitudes da juventude israelense frente à sua democracia, analisando-a e deixando a cada leitor a tarefa de ampliar as investigações sobre as respostas e os porquês de algumas tendências uniformes.

O desafio é enorme, sobretudo para os imigrantes de origem africana, particularizando, os etíopes2.

Sumarizando o levantamento dos indicadores, Asher Arian, Shlomit Barnea e Pazit Ben-Nun, com muito acuro, conseguiram comparar os de 2003 com os de 2004, na pesquisa sobre a democracia e, num apêndice, conseguiram ilustrar a pesquisa, com vários tópicos que se inter-relacionam, mostrando as diferenças ocorridas de um ano para outro, alguns dos quais relevantes.

Os levantamentos abordaram o aspecto institucional (a percepção do princípio da responsabilidade final, os equilíbrios e os desequilíbrios, a participação política e a integridade do governo); os direitos (políticos, econômicos e sociais); o apoio para a igualdade dos sexos, igualdade para as minorias; a estabilidade e a unidade no país (satisfação com o governo, protesto e oposição, credibilidade nas instituições, a instituição que melhores salvaguardas propicia à democracia de Israel); a credibilidade nas pessoas (ou a fé social); as fissuras sociais (sobressaindo o questionamento sobre o grau do nível de tensão entre diferentes grupos em Israel, comparadas com outros países); pertencer ou ser membro da comunidade (orgulho de estar conectado com Israel, desejo de lá permanecer, sentimentos de ser partícipe do país e dos seus problemas e componentes da identidade israelense)3.

Conferindo os levantamentos, podemos inferir que:

Os contrastes na sociedade israelense atual indicam, para concluir, que a juventude se compenetrou de seu relevante papel, dentro da sociedade, e sabe que, se busca a felicidade, tem de adaptar-se às circunstâncias, fazendo preservar valores tradicionais, que são reexaminados e readaptados às condições do mundo contemporâneo.
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Notas Bibliográficas:

1 ARIAN, Ashner; BARNEA, Shlomit; BEN-NUN, Pazit. The 2004 Israeli Democracy Index: Auditing Israeli Democracy Attitudes of Youth. Jerusalem: The Guttman Center of The Israel Democracy Institute, 2004. 74 p.

2 Com o título «Defying Type», o The Jerusalem Report analisou casos de jovens emigrantes, que portaram a tradição de costumes rígidos e, que, em Israel, passou a adotar comportamento estranho às origens, remontando inclusive aos negros norte-americanos, que servem de modelos: «Perhaps the most serious problem facing young Ethiopian Israelis is the death of role models who look like them and share their background. ‘They’re looking up to other Israelis or to American blacks’, Shimon says. Sabahat lists Martin Luther King as one of her heroes. ‘He was a leader who stood up and took action when he thought the time had come’, she says. ‘Among Ethiopians, professionally, there aren’t many people to look up to’». FRIEDMAN, Matti. Defying type. The Jerusalem Report, vol. XV, nº 11, p. 15, 20.set.2004.

3 ARIAN, Asher; BARNEA, Shlomit; BEN-NUN, Pazit. Op. cit., p. 69-73.

4 ARIAN, Ashner; BARNEA, Shlomit; BEN-NUN, Pazit. Op. cit., p. 11

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Bibliografia:

CD-ROM Judaic Classics Library. Soncino Classics Collection. The Soncino Talmud, The Soncino Midrash Rabbah, The Soncino Zohar, The Bible Chicago: Davka Corporation.

Dictionnaire encyclopédique du judaïsme: esquisse de l'histoire du peuple juif - Calendrier 1942-2022. Paris: CERF / Les Éditions Robert Laffont, 1996. 1.635 p.

FRIEDMAN, Matti. Defying type. The Jerusalem Report, p. 12-15, 20.set.2004.

FURSTENBERG, Rochelle. Unhappy families are wildly different. The Jerusalem Report, 13.ago.1992.

HALKIN, Hillel. Still life with family. The Jerusalem Report, 3.dez.1992.

KALB, Deborah. The changing family. The Jerusalem Report, 27.dez.1990.

KAPLAN, Rabino Aryeh (anotado por). WASSERMAN, Adolpho (Trad.). A Torá viva: os cinco livros de Moisés e as Haftarot. São Paulo: Maayanot, 2001. 1046 p.

LEVINAS, Emmanuel. Nouvelles lectures talmudiques. Paris: Les Éditions de Minuit, 1996. 96 p.

RAPHAEL, Lev. Family secrets. The Jerusalem Report, 12.jan.1995.

SMETS, Paul-F. Éthique ou cosmétique? Le retour des valeurs dans un monde paradoxal. Bruxelas: Bruylant, 2002. 130 p.

WISSE, Rith R. The guilt of ignorance. The Jerusalem Report, 31.dez.1992.

YIDDISH Wisdom: Yiddishe Chochma. São Francisco: Chronicle Books,1996. 79 p.
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* Advogado do escritório Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos



















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