Curso - SPED e a nota fiscal eletrônica
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Atualizado às 08:14
Curso
SPED e a nota fiscal eletrônica
Incluindo as recentes alterações introduzidas pela SEFAZ/SP
-
Data: 17/12/09
-
Horário: 9h ás 18h
-
Local: Lorena Hotel Internacional, av. Rebouças, 955, Jardins, São Paulo/SP
Objetivo
Propiciar ao participante o Conhecimento da Legislação Pertinente e dos Procedimentos Operacionais, do novo Modelo Nacional de Documento Fiscal Eletrônico que irá substituir a Sistemática Atual de Emissão do Documento Fiscal em Papel, simplificando assim as Obrigações Acessórias dos Contribuintes e Permitindo, ao mesmo tempo, o Acompanhamento em Tempo Real das Operações Comerciais pelo Fisco.
Público alvo
Contadores, Auditores, Analistas Contábil e Fiscal, Profissional que atua com Faturamento e Escrita Fiscal, Logística e Transporte e demais profissionais interessados no assunto. Importante a presença também do profissional de Informática para entender a Aplicação dessa Legislação na Empresa.
Conteúdo programático
1 - SPED (SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL):
-
Objetivos;
-
Histórico;
-
Benefícios;
-
SPED - Contábil - IN RFB n. 787/ 07- comentários sobre o manual;
-
SPED - Fiscal - Ato COTEPE n. 11/ 07 - comentários sobre o manual;
-
Nota Fiscal Eletrônica - AJUSTE SINIEF 07/ 05 - atualizado.
2 - NFE (Nota Fiscal Eletrônica):
2.1 - Documentos Fiscais - NF-e:
Ajuste SINIEF CONFAZ nº 07/05; Ajuste SINIEF CONFAZ n 04/06; Ajuste SINIEF CONFAZ n 08/07;2.2 - Benefícios Esperados:
Emissor - Contribuinte vendedor;
Receptor - Contribuinte comprador;
Administração Tributária.
2.3 - Modelo Operacional:
Ambiente Nacional- SEFAZ / RFB; Operações internas : SEFAZ do emissor/ receptor; Operações interestaduais : SEFAZ do destinatário e receptor; Autorização de uso pela Administração Tributária; Pré-validação e Protocolo de Autorização; Consulta a NF-e : destinatário e receptor; Validade, autenticidade e existência da autorização.2.4 - NF-e Aspectos Gerais:
Arquivo digital layout, Ato COTEPE e Manual de Integração 2.0.2a; Padrão de comunicação SEFAZ com os contribuintes; Recepção da NF-e; Retorno da recepção da NF-e; Cancelamento da NF-e; Inutilização da NF-e; Consulta da NF-e; Tabela de códigos e descrições de mensagens.2.5 - Documentos Fiscais - DANFE - Documento Auxiliar da NF-e:
Ajuste SINIEF CONFAZ nº 07/05; Trânsito de mercadorias, elementos gráficos, auto-impressor; Obrigações Fiscais, DANFE em contingência.2.6 - Legislação:
Manual Integração versão 2.0.2a , Especificações técnicas na NF-e e do DANFE; Ajuste SINIEF n. 07/05 - Institui a NF-e e o DANFE; Ajuste SINIEF n. 04/06 - Altera o Ajuste SINIEF n. 07/05; Ajuste SINIEF n. 08/07- Altera o Ajuste SINIEF n. 07/05, e demais alterações; Protocolo ICMS - Diversos; Legislação São Paulo; SP : Portaria CAT n. 104/2007- atualizada e revisada; Protocolo ICMS CONFAZ n. 10/2007 atualizado ate o Protocolo ICMS CONFAZ n. 68/2008
Instrutor
-João Alberto Borges Teixeira
Consultor Tributário: em Tributos Diretos, Planejamento Tributário e Reorganização Societária. Instrutor de Cursos Tributário e Empresarial.
*Incluso: material didático (apostilado), plantão tira-dúvidas por 30 dias, certificado, almoço e coffee-break.
Realização
-
Sodepe Brasil
TELEFONE
(11) 3872-7485/3871-0453