Congresso FECOMERCIO - Crimes eletrônicos formas de proteção
terça-feira, 7 de julho de 2009
Atualizado às 09:30
Congresso FECOMERCIO
Crimes eletrônicos formas de proteção
-
Data: 3 e 4/8/09
-
Horário: 8h30 às 16h30
-
Local: rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo/SP
FECOMERCIO promove nos dias 3 e 4/8 um evento internacional que se propõe a promover discussões, informação e formação profissional dos participantes, intercâmbios de informações e pesquisas e desenvolvimento visando a um enfrentamento mais eficaz e proteção face as facções montadas para cometer crimes de alta tecnologia.
Essa edição do Congresso organizado por Renato Opice Blum e Rony Vainzof terá foco principal nas formas de proteção dos crimes cibernético.
Nesta linha, ultimamente os criminosos do espaço cibernéticos têm intensificado seus esforços com o fito de obterem vantagens financeiras ilícitas. Observa-se a migração de quadrilhas tradicionais para o espaço cibernético, à procura de maior lucratividade em menor espaço de tempo e com menores riscos, sem a necessidade de confrontos armados com as forças da lei.
Nesse sentido, faz-se necessária a união da sociedade, conjugando-se os esforços no combate e formas de proteção e prevenção a essa modalidade de crime organizado. As polícias e demais órgãos governamentais encarregados da persecução penal, as instituições financeiras, as universidades e centros de pesquisas e a sociedade em geral têm papel de grande relevância nesse contexto. É necessário que essas partes se organizem para fazer face ao enfrentamento dessa nova modalidade criminosa.
O dr. Coriolano Camargo, sócio diretor da Almeida Camargo Advogados, segundo vice presidente da Comissão de Direito na Sociedade da Informação da OAB/SP será um dos palestrantes tratando das formas de proteção as crianças e adolecentes no ambiente da Internet.
Para sua apresentação enfatiza Coriolano que "o desenvolvimento e a popularização de avançadas tecnologias da informação e comunicação vêm impondo mudanças profundas na sociedade contemporânea. Uma das mudanças mais evidentes é a alteração no processo de comunicação trazendo celeridade nas trocas sociais, econômicas, políticas e culturais que se reflete no comportamento do jovem que nasce na era da alta tecnologia. Por outro lado, destaca o advogado que um dos aspectos negativos do avanço tecnológico é o aumento vertiginoso dos delitos cometidos por meios eletrônicos, em função da popularização da Internet, com desdobramentos complexos e variados para a sociedade como um todo".