Curso de extensão - Direito do Consumidor
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Atualizado às 13:40
Curso de extensão
Direito do Consumidor
-
Data: 7/3 a 30/5/09 (sábado)
-
Horário: 9h às 13h
-
Local: Pólo Avançado da PUC/RIO em Caxias, Instituto São Bento/Casa São Francisco, rua Benjamin da Rocha Junior nº 6, São Bento, Duque de Caxias/RJ
Objetivo
O curso visa conferir, aos profissionais da área do Direito e também de quaisquer outras áreas, informações e ampliação de conhecimentos sobre as normas reguladoras do Direto do Consumidor.
Público
Interessados no Direito do Consumidor em geral.
Programa
Teoria geral do direito do consumidor
-
O que caracteriza uma relação de consumo. Características da relação de consumo dentro da sociedade atual. Importância do Código de Defesa do Consumidor para o aperfeiçoamento da cidadania. A nova relação entre os fornecedores e seus consumidores.
-
Quem é fornecedor para o CDC. Quais são as atividades abrangidas pelo novo Ordenamento. A mudança de mentalidade dentro das empresas, visando sua adequação às obrigações impostas pelo Código.
-
Quem é consumidor para o CDC. Importância da definição e caracterização do Destinatário Final de um produto ou serviço. Aspectos inerentes à caracterização da pessoa jurídica como consumidor. Abordagem das correntes objetiva e subjetiva.
-
Os Direitos Básicos do Consumidor. O que mudou dentro da sociedade de consumo. A importância dos direitos básicos do consumidor como fonte de equilíbrio da relação de consumo moderna.
-
Princípios fundamentais do Direito do Consumidor. A instrumentalidade dos princípios na aplicação concreta do Código. A importância de sua utilização pelo aplicador da Lei.
Contratos de consumo
-
A concepção clássica do contrato. O dogma da autonomia da vontade das partes. - A liberdade contratual.
-
A aplicação do Código de Defesa do Consumidor e conflitos de leis.
-
A aplicação do Código de Defesa do Consumidor aos contratos celebrados antes de sua entrada em vigor: as garantias constitucionais do direito adquirido e do ato jurídico perfeito, a garantia constitucional da defesa do consumidor.
-
A nova dogmática contratual. A atuação e importância do CDC nos novos contratos de consumo. A limitação da liberdade contratual.
-
A fase pré-contratual. Princípio básico da Transparência e direito de informação. A Oferta no Código de Defesa do Consumidor.
-
A fase de execução contratual. Interpretação contratual favorável ao consumidor.
-
A fase pós-contratual. Direitos e deveres impostos pelo CDC
-
Os contratos de massa. Contratos de adesão. As condições gerais dos contratos. As cláusulas abusivas.
-
Consórcios. Seguros. Contratos Imobiliários. Transportes.
Responsabilidade civil no CDC
-
A Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço.
-
Mercado e Risco.
-
Prevenção e Reparação de Danos
-
A Responsabilidade do Comerciante.
-
Prescrição e Decadência
-
A Responsabilidade pelo Vício do Produto e do Serviço.
-
Distinção entre Vício e Defeito. A qualidade dos produtos e serviços e a prevenção e reparações de danos causados aos consumidores.
-
A Responsabilidade Solidária dos Fornecedores.
-
Prescrição e Decadência
-
Estudos de Caso
-
A Responsabilidade dos profissionais liberais e o Código de Defesa do Consumidor.
-
A responsabilidade civil dos médicos.
-
A responsabilidade civil dos advogados.
-
A responsabilidade civil dos engenheiros.
-
Âmbito de incidência do CDC. As associações de profissionais liberais.
-
Direito Comparado - a influência americana e européia no Código de Defesa do Consumidor.
Marketing e publicidade no CDC
-
A importância da Publicidade. A publicidade vista sob a ótica dos fornecedores.
-
Dever de informar. Publicidade X Propaganda. Merchandinzing. Puffing. Teaser. A situação da publicidade no Brasil antes da vigência do Código de Defesa do Consumidor.
-
A nova noção de Oferta trazida pelo Código de Defesa do Consumidor.
-
O controle da publicidade no Código de Defesa do Consumidor. Os princípios gerais adotados pelo Código.
-
A proibição da publicidade enganosa e abusiva. Os diversos tipos de publicidade enganosa. O exagero publicitário. Os diversos tipos de publicidade abusiva. Casos concretos.
-
A inversão do ônus da prova na publicidade. A extensão da inversão e suas principais características.
-
A importância da contrapropaganda no Brasil e no exterior - Direito Comparado.
-
Estratégias de marketing e seu controle.
-
O Conceito de Prática Abusiva
-
Corte no Fornecimento de Serviços Públicos
-
Uso não autorizado de informações sobre o consumidor
-
Condicionamento de Produto ou Serviço à Aquisição de Outro Produto ou Serviço
-
Recusa no Atendimento de Demanda do Consumidor
-
Vantagem Excessiva
-
Orçamento
-
Informação Negativa sobre o Consumidor
-
Normas Técnicas
-
Reajustes Diversos do Previsto em Contrato
Direito ambiental e proteção do consumidor
-
A importância do Direito Ambiental dentro de uma economia globalizada. Consumo sustentável.
-
- Papel dos consumidores e fornecedores visando o respeito ao meio-ambiente. Aspectos constitucionais.
-
- Noções básicas de Direito Ambiental. Meio ambiente natural. Meio ambiente urbanístico. Meio ambiente cultural. Meio ambiente do trabalho. Legislação aplicável às relações de consumo. Importância do Direito ambiental à sociedade moderna.
-
- Apresentação de casos concretos e atuais. As ações coletivas do Meio ambiente. A legitimidade do Ministério Público.
-
O desrespeito às normas ambientais. Cláusulas abusivas. A proibição relativa à publicidade anti-ambiental.
-
A proteção do meio ambiente como forma de garantia dos direitos à personalidade.
-
A importância da educação de consumidores e fornecedores.
-
O impacto ambiental de algumas espécies de contratos e negociações.
-
O Estado como Fornecedor de Serviços Públicos e o Consumidor
-
Princípios Constitucionais e Legais Relativos à Prestação de Serviços Públicos
-
O Estado Fornecedor e o Estado Consumidor - possibilidade e diferenças.
-
A responsabilidade do Poder Público. A continuidade dos serviços. A dicotomia inadimplência X serviços essenciais. Estudo de casos concretos.
-
A prestação de serviços através das empresas concessionárias, permissionárias e autorizadas.
-
A Função Intervencionista do Estado. Abrangência.
-
Racionalização e melhoria dos serviços públicos.
-
Os Serviços de Telecomunicação. As empresas de telefonia fixa e móvel. O controle exercido pela Anatel. Histórico e evolução.
-
As concessionárias de energia elétrica. Controle exercido pela Agência Regulatória. Estudo de casos polêmicos.
-
As concessionárias de gás e água. Possibilidade de interrupção do serviço face à inadimplência dos consumidores. Análise de casos concretos.
Tutela processual das relações de consumo
-
As inovações do Código de Defesa do Consumidor.
-
A facilitação da defesa dos direitos dos consumidores em juízo.
-
A Gratuidade de Justiça.
-
A inversão do ônus da prova.
-
A Antecipação de Tutela.
-
A Desconsideração da Personalidade Jurídica.
-
A Aplicação de Multa
-
Litigância de Má-fé.
-
Direito de Regresso
-
Tutela Coletiva das Relações de Consumo
Direito penal do consumo
-
A defesa do consumidor no âmbito penal. A concepção penal dentro do Código de Defesa do Consumidor.
-
Os crimes contra o consumidor. Tipificação e análise de casos concretos.
-
A colocação no mercado de consumo de produtos e serviços impróprios.
-
Os abusos na publicidade. Falsidade, engano e omissão em informações sobre produtos e serviços.
-
Emprego de peças e componentes de reposição usados.
-
Meios vexatórios na cobrança de dívidas. Impedimento de acesso a banco de dados.
-
Omissão na entrega de termos de garantia.
-
A responsabilidade e concurso de pessoas. Circunstâncias agravantes.
-
Penas de multa e outras penas.
Carga Horária
40 horas
Coordenação acadêmica
-Flávia Viveiros de Castro
Doutora, UERJ, Juíza de Direito.
Coordenação Adjunta
-Flávia Limmer
Mestre, PUC/RIO. Professora Universitária.
Professores
-Beatriz Roland
Mestre, Católica de Lisboa. Professora Universitária e Advogada.
-Firly Nascimento Filho
Mestre, PUC/RIO. Juiz de Direito.
-Flávia Viveiros de Castro
Doutora, UERJ. Juíza de Direito.
-Flávia Limmer
Mestre, PUC/RIO. Professora Universitária.
-Gabriela Mesquita
Especialista, PUC/RIO. Advogada.
-Juliana Bierrenbach
Especialista, USP. Advogada.
-Manuel Messias Peixinho
Doutor, PUC/RIO. Advogado.
-Maria Cristina Brito Lima
Doutoranda, UERJ. Mestre, UGF. Juíza de Direito.
Matrícula
-
Até 27/2/09
Documentos necessários
Para efetuar a matrícula é necessário documento de identidade e CPF.
Investimento
Para matrículas até 20/2, desconto de 5% no primeiro pagamento. Após esta data o curso poderá ser pago em 3 parcelas de R$ 112,00, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses subseqüentes.
Obs1: A matrícula poderá ser feita por outra pessoa mediante instrumento particular de procuração.
Obs2: O aluno, cujo curso for custeado por uma empresa, deverá preferencialmente encaminhar a carta de compromisso da empresa, garantindo a confirmação de sua matrícula, por fax ao nº. 3527-1394 ou entregá-la pessoalmente à CCE, no prazo de 24 horas. Caso não seja possível, favor entrar em contato com a CCE. A carta deverá conter CNPJ, Inscrição Estadual ou Municipal e endereço para cobrança. Posteriormente enviaremos, à empresa, a nota fiscal e a ficha de compensação.
*Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Mastercard e Visa.
Certificado
Ao final do curso, para os alunos que obtiverem a freqüência mínima obrigatória será concedido um Certificado de Extensão no curso Direito do Consumidor.
Observações
Vagas limitadas.
A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Para conveniados à Associação de Antigos Alunos PUC/RIO, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado. Desconto não cumulativo.
Realização
-
PUC/RIO
_________________
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
0800 970 9556
FAX
(21) 3527-1394
ou