Assédio Moral e Sexual no Trabalho
Inscrições abertas. Aprenda na prática!
terça-feira, 1 de outubro de 2024
Atualizado às 15:46
Direito na Prática está com inscrições abertas para o curso "Assédio Moral e Sexual no Trabalho".
Você sabia que o assédio moral no ambiente de trabalho não só pode ser evitado, como também sua prevenção pode gerar benefícios significativos tanto para os colaboradores quanto para a empresa? Imagine a situação: um ou mais trabalhadores, vítimas de assédio moral, se tornam incapazes de continuar trabalhando e são forçados a se aposentar precocemente, resultando em uma pensão vitalícia. Isso, além de impactar profundamente a vida pessoal desses indivíduos, gera custos expressivos para o empregador, tanto em termos de indenizações quanto em despesas trabalhistas e previdenciárias.
Os custos diretos são apenas uma parte do problema. Há também os prejuízos imateriais decorrentes do assédio moral, que afetam a imagem da empresa, comprometem seu clima organizacional e reduzem a produtividade. A confiança dos colaboradores é minada, o turnover aumenta e a capacidade de atração e retenção de talentos é gravemente prejudicada. Tudo isso impacta negativamente a cultura interna e os resultados financeiros da empresa.
Entretanto, é possível prevenir o assédio moral de forma eficaz. Uma das principais estratégias é investir na capacitação dos colaboradores e líderes. Quando bem treinados, os gestores conseguem identificar comportamentos inadequados antes que se transformem em situações de assédio, adotando medidas corretivas imediatamente. Além disso, colaboradores capacitados entendem melhor seus direitos, deveres e os limites de suas interações, o que ajuda a criar um ambiente de trabalho mais saudável e respeitoso.
Ao promover treinamentos, implementar políticas de prevenção ao assédio moral e incentivar a construção de um ambiente de diálogo e respeito, a empresa reduz consideravelmente o risco de sofrer ações trabalhistas e, consequentemente, minimiza os custos com indenizações. No melhor cenário, essas práticas podem eliminar a necessidade de qualquer tipo de reparação financeira, já que a empresa demonstra seu compromisso com o bem-estar de seus colaboradores e com o cumprimento da legislação.
Portanto, a prevenção do assédio moral não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma decisão estratégica que protege a empresa de custos elevados, garante a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e, a longo prazo, contribui para a sustentabilidade do negócio.
Sobre o professor:
Robson Zanetti é Advogado com 25 anos de experiência e expert em holdings, direito societário, direito empresarial e dissolução societária. Concluiu o curso de D.E.A em "Droit des affaires", pela Université Paris IX, Paris-Dauphine e realizei o curso de "Doctorat en Droit", pela Université de Paris 1 Panthéon-SORBONNE, em Paris ( 99/01 ). Na Itália, realiou dois cursos chamados: "Corso Singolo", um em "Diritto Processuale Civile" e outro em "Diritto Fallimentare" na Università Statale degli Studi di Milano. Autor do livro Manual da Sociedade Limitada com prefácio escrito pela Ministra do Superior Tribunal de Justiça Fátima Nancy Andrighi. É sócio fundador do escritório Robson Zanetti e Advogados Associados, foi professor na Faculdade de Direito de Curitiba e é autor de mais de 200 artigos na área jurídica, além de cinco livros. Ainda, é juiz arbitral e palestrante de nível nacional.
Para mais informações, clique aqui.
Realização: Direito na Prática