AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Tabeliã trans participa de debate do Clube do Livro SiqueiraCastro
Evento

Tabeliã trans participa de debate do Clube do Livro SiqueiraCastro

O Clube do Livro SiqueiraCastro ocorre de maneira híbrida no dia 20/8, na capital paulista. No encontro, a advogada Carla Watanabe debate a obra "O Parque das Irmãs Magníficas", de Camila Sosa Villada.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Atualizado às 17:18

Promover um ambiente respeitoso e cada vez mais inclusivo está alinhado com a missão da SiqueiraCastro e com o compromisso de realizar debates plurais. Nesse contexto, no dia 20/8, acontece mais uma edição de forma online do "Clube do Livro" organizado pelo escritório, com a participação especial de Carla Watanabe, titular do 28º Tabelionato de Notas de São Paulo, na região do Tatuapé (zona leste), e primeira mulher trans no cargo de tabeliã do Estado.

A expositora convidada também é advogada e possui formação em engenharia mecânica pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos/SP. Durante a reunião, a profissional compartilhará sua trajetória, e experiências desafiadoras em prol da conquista do respeito e luta contra preconceitos, além de oferecer diversas perspectivas para agregar significativo valor ao encontro literário.

Segundo Carla, o debate que aborda as entrelinhas do livro "O Parque das Irmãs Magníficas" é uma iniciativa fundamental, pois, segundo ela, a obra traz a reflexão "que cada um de nós é um ser único, diferente, e, ao mesmo tempo, tão igual e tão humano". E, para a advogada, ter consciência de nossas características é um dos maiores presentes que a vida nos oferece.

"Fiquei muito grata ao receber o convite do Clube do Livro SiqueiraCastro; mas também extremamente surpresa, confesso. Afinal, o universo corporativo, principalmente a área jurídica, geralmente possui a alcunha de ser conservador; normalmente refratário às questões da diversidade. Assim, parabenizo o escritório pela iniciativa pioneira. Ela oferece a todos os participantes do Clube a oportunidade de desconstruir estereótipos ligados às pessoas trans", comenta.

Aberto à pluralidade

O encontro, que reúne advogados e renomados juristas do país, começa às 17h e discutirá o livro do mês, "O Parque das Irmãs Magníficas"(editora Tusquets), de Camila Sosa Villada, escritora transgênero argentina que também é atriz e dramaturga. O romance é uma fusão rica de rito de iniciação e conto de fadas, explorando o autoconhecimento, e oferece um retrato profundo e vibrante da comunidade trans, entrelaçando fúria e celebração.

"A obra de Camila Sosa Villada humaniza pessoas trans. Mostra o quanto elas lutam pela sobrevivência em uma sociedade que as rejeita e que lhes fecha as portas. Resta-lhes apenas a atividade de vender seus corpos nas praças e nas esquinas mal iluminadas. Afinal, a existência de uma pessoa trans é atravessada por interseccionalidades de discriminações; por lutas silenciadas; e por sofrimentos que não encontram eco na sociedade. Assim, acredito que as discussões sobre o livro podem abrir uma janela na alma de todos nós", completa.

Compromisso

Ao longo deste segundo semestre, o "Clube do Livro SiqueiraCastro" realizará outros encontros, abordando diversos temas, por meio do incentivo à leitura de obras transformadoras. As reuniões buscam fomentar uma comunidade mais conectada e inclusiva. Nesse aspecto, a participação da tabeliã é considerada a oportunidade ideal para trazer à tona temas relevantes para toda a sociedade, no contexto de respeito e cidadania.

 (Imagem: Acervo pessoal)

Carla Watanabe, primeira mulher trans tabeliã de notas de SP, é expositora de evento na SiqueiraCastro Advogados.(Imagem: Acervo pessoal)


Realização: SiqueiraCastro

Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Siqueira Castro