Curso de Comunicação e Direito: Entretenimento, Lazer e Cultura
segunda-feira, 4 de junho de 2007
Atualizado às 08:50
Curso
Comunicação e Direito
Entretenimento, Lazer e Cultura
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Data: 23/8 a 9/11
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Local: Rua Maestro Cardim, 370 - Bela Vista - SP , das 9h às 12h15
Coordenação
-Marcos Alberto Sant'Anna Bitelli
Mestre e Doutorando em Direito (PUC). Advogado.
-Maitê Cecília Fabbri Moro
Mestre e Doutora em Direito de Propriedade Intelectual (PUC). Advogada.
-Flavia Mansur Murad Schaal
Mestre em Direito do Comércio Internacional, Universidade Paris V (França). Especialista
Apresentação
O Curso de Comunicação e Direito: Entretenimento, Lazer e Cultura trata de questões constitucionais, direito de autor e copyright, proteção à imagem da pessoa, licenciamento, livros, música, cinema, teatro, shows, TV, IPTV, WEBTV, ética na comunicação, o controle social do Estado, proteção da pessoa humana na Internet, no mundo virtual globalizado, aspectos publicitários, direito do consumidor e crimes.
Há no Brasil desconhecimento da teoria e prática jurídica desses temas. Vários produtos nascem defeituosos e não alcançam plenitude de vida por falhas decorrentes da época de produção. Não raro conteúdos importantes são paralisados e têm pouca circulação devido a problemas legais de falhas e omissões contratuais de produção e distribuição. Algumas obras nunca saem da "lata" e outras vão para a "prateleira", mesmo prontas, com enormes prejuízos a sua difusão.
Consta do presente curso o Módulo Internacional, onde serão debatidas questões importantes da indústria do entretenimento, decisões relevantes dos tribunais norteamericanos e o desenvolvimento doutrinário e contratual dos EUA, país pioneiro e mais avançado nesta matéria. Esse módulo será composto por seminários, debates e grupo de estudos, com enfoque no direito comparado e formas contratuais entre Brasil e os Estados Unidos.
Público
Advogados, produtores, empresários, editores, jornalistas e demais profissionais da área do entretenimento.
Metodologia
O módulo nacional conterá aulas-palestras; o internacional, a ser ministrado pelo professor Martin Silfen, de renome internacional, além de palestras, conterá workshops e reuniões de estudo. Nas conferências iniciais, os palestrantes - atentos às dúvidas conceituais - irão equilibrar os conteúdos teóricos e práticos e facilitar ao aluno o reconhecimento dessa relação, comumente apresentada de maneira conflitante.
Programa
Módulo 1 - O direito brasileiro e aspectos de comunicação, entretenimento, lazer e cultura - 23/8 a 29/11 (45h)
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Direito social ao lazer e ao entretenimento. Direitos culturais: o ordenamento constitucional da cultura
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Farenheight 451: cultura, entretenimento e pessoa
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Direito de autor e copyrights como base para a formação dos conteúdos. Produção de obras, conteúdos, formatos
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A proteção da imagem, da honra, da privacidade
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Licensing, direito de arena e contratos de imagem e marca
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Livros: autoria, edição literária e científica. Jornais, revistas e portais de internet
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Edição jornalística e edição de informação
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A música: autoria e edição; produção fonográfica e o dilema da digitalização
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Gestão coletiva de direitos e comunicação pública: o ECAD e as questões controversas
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Audiovisual e o cinema: produção, distribuição, exibição, transmissão
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A regulação do audiovisual
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Teatro e shows: artistas e intérpretes. Direitos. Relações de trabalho. Contratando um talento. Autoria e adaptação. Produção
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TV, radiodifusão, televisão por assinatura, IPTV e WEBTV: diferenças e semelhanças, conflitos regulatórios decorrentes da convergência tecnológica
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Ética na comunicação: o controle do estado sobre a informação
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Controle social da comunicação. Classificação indicativa: recomendação ou censura. A proteção da infância e juventude. Modelos de interferência bem sucedidos
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Internet: novo modo de comunicação, violações. Proteção e limites. Casos emblemáticos.
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A publicidade. Ética na publicidade: o CONAR
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Leis de interferência e o controle na publicidade
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Relações das matérias do curso com o direito do consumidor. A segurança nos serviços. A meia entrada e gratuidade de acesso. Adequação da oferta ao produto. A publicidade enganosa e abusiva
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Relações das matérias do curso com crimes, contravenções e infrações administrativas. Calúnia, injúria e difamação
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Violações de direito de autor e pirataria. Crimes decorrentes de relação de consumo. Crimes na internet
Módulo 2 (Internacional) - O direito do entretenimento comparado -
Idioma: inglês
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Indústria fonográfica: os contratos padrão na indústria fonográfica, negociação com artistas e produtores. Casos concretos
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Indústria editorial (livros): contratos com autores, agentes, proteção da obra, distribuição. Casos concretos
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Indústria do audiovisual: contratos com autores, agentes, proteção da obra, distribuição, financiamento e incentivos. Casos concretos
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Aspectos de propriedade intelectual vinculados ao direito do entretenimento
Professores e Conferencistas
-André Müller Borges
-Antonio Jorge Pereira Jr.
-Carlos Alberto Di Franco
-Flavia Mansur Murad Schaal
-Gilberto C. Leifert
-Gilberto Haddad Jabur
-Guilherme Döring C.Pereira
-Ives Gandra da Silva Martins
-José Eduardo Elias Romão
-Lourival J. Santos
-Maitê Cecilia Fabbri Moro
-Manoel J. Pereira dos Santos
-Manuel Alceu Affonso Ferreira
-Márcio Cunha Guimarães Gonçalves
-Marcelo Bechara de S. Hobaika
-Marcos Alberto Sant'Anna Bitelli
-Martin E. Silfen (módulo internacional)
-Nelson Nery Jr.
-Patrícia Junqueira Carvalho
-Paulo Oriente Franciulli
-Roberto Corrêa de Mello
-Sérgio Famá D'Antino
-Steve Solot
-Vidal Serrano Nunes Jr.
-Wilson Pinheiro Jabur
Carga horária: 60 horas
Investimento
Curso completo:
-R$ 3.200,00 (valor à vista com desconto) ou Matrícula + 4 parcelas de R$ 675,00
Módulo nacional:
-R$ 2.800,00 (valor à vista com desconto) ou Matrícula + 4 parcelas de R$ 590,00
Módulo internacional:
-R$ 800,00 (parcela única)
Realização
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CEU - Centro de Extensão Universitária
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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3251-5377
ou