Política Legislativa Penal: desafios práticos e teóricos
As aulas serão à distancia.
quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024
Atualizado às 10:04
O processo de aplicação do direito penal recebeu, ao longo da história, mais atenção que o seu próprio processo de criação. É comum argumentar, nesse sentido, que as análises e estudos em matéria de política criminal não acompanharam, em termos de refinamento, o passo acelerado dos desenvolvimentos teóricos verificados nos campos das dogmáticas penal e processual penal. Diz-se, ainda, que o processo de criação das normas penais costuma ser pautado, ao menos desde o advento da Constituição de 1988, pelo oportunismo político-eleitoral, cabendo à técnica jurídica, paradoxalmente, um lugar apenas marginal no processo histórico de construção e revisão do ordenamento penal.
Não obstante, essa tendência começa a ser desafiada por uma série de iniciativas que, a despeito das suas diferentes formas e origens, comungam do entendimento de que a reforma do ordenamento penal em sentidos mais progressistas deve ocorrer também a partir de uma maior incidência da sociedade civil sobre o Congresso Nacional, não cabendo mais esperar que a jurisprudência lidere, sozinha, o necessário processo de racionalização do sistema de justiça criminal.
À luz dessas considerações, o curso tem como objetivo geral apresentar um panorama compreensivo dos principais debates teóricos e desafios práticos relacionados ao processo de criação de normas penais.
O curso busca, ainda, realizar os seguintes objetivos específicos:
- Apresentar as principais teorias relacionadas às discussões sobre a racionalidade legislativa penal;
- Contar a história da legislação penal brasileira através da análise das suas justificativas e do seu processo de aprovação;
- Apresentar os antecedentes históricos e as abordagens modernas da Teoria da Legislação;
- Apresentar o processo legislativo por meio do estudo das suas diretrizes normativas e do seu funcionamento prático;
- Apresentar as técnicas de aprimoramento de textos normativos e avaliação de impacto legislativo;
- Apresentar as técnicas e possibilidades político-institucionais de intervenção sobre os trabalhos do Congresso Nacional em matéria penal.
Carga horária: 8 horas
Realização: IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
Para informações e inscrições, clique aqui.