Open Justice na Era da Hiperconectividade
Confira o lançamento da obra "Open Justice na Era da Hiperconectividade".
quinta-feira, 14 de setembro de 2023
Atualizado às 13:06
A obra "Open Justice na Era da Hiperconectividade" (Thomson Reuters - Revista dos Tribunais), coordenada por Ronaldo Lemos e Daniel Marques, trata as oportunidades e desafios técnicos, jurídicos e legais para a criação de uma cultura de dados, bem como seu potencial para a promoção da segurança jurídica, a geração de novas soluções para o direito e o melhor acesso aos tribunais.
Um dos maiores desafios do judiciário é o acesso aos dados e como eles fluem entre os diversos sistemas promovendo a transparência, accountability e diminuindo a assimetria da informação, promovendo uma justiça Data Driven e, como consequência, mais humana e democrática.
A obra contém:
- Estudo da digitalização do poder judiciário;
- Análise da LGPD;
- Estudo da publicidade de atos processuais;
- Análise do acesso a dados à luz do acesso à justiça;
- A regulação de dados pelo Judiciário;
- Estudo da relação entre os avanços tecnológicos do processamento de dados e o judiciário;
- Caracterização do Conceito de Estado Aberto no Brasil.
Sobre os coordenadores:
Ronaldo Lemos. Advogado, especialista em tecnologia e mídia, reconhecido internacionalmente. É professor da Universidade de Columbia em Nova York e do Schwarzman College na Universidade de Tsinghua em Pequim. Fundador do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio). Foi um dos autores do plano nacional de Internet das Coisas e um dos criadores do Marco Civil da Internet. Membro do conselho de várias organizações, incluindo o Conselho de Supervisão Independente do Facebook (agora Meta), do Conselho de Segurança do Spotify e da Fundação Stellar. É graduado e doutorado em direito pela Universidade de São Paulo, e mestre em direito pela Universidade de Harvard. Sócio do escritório de advocacia Rennó Penteado. É colunista semanal e membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo e em 2015 foi eleito pelo Fórum Econômico Mundial como um dos "Jovens Líderes Globais".
Daniel Marques. Advogado especialista em Inovação Jurídica, Ética e Regulação de Novas Tecnologias. Professor. Escritor e Palestrante. Diretor Executivo da AB2L (Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs). MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Bacharelado em Ética e Antropologia Filosófica e Mestre em Filosofia da Ciência e Epistemologia pela Universitá Regina Apostolotum (Roma, Itália). Doutorando em Direito, Inovação, Inteligência Artificial e Regtech pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).