AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançada a obra "Artificial Intelligence and its Impacts on the System of Civil Justice"
Lançamento

Lançada a obra "Artificial Intelligence and its Impacts on the System of Civil Justice"

Confira o lançamento da obra "Artificial Intelligence and its Impacts on the System of Civil Justice".

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Atualizado em 16 de agosto de 2023 23:32

A obra "Artificial Intelligence and its Impacts on the System of Civil Justice", lançamento da Thomson Reuters - Revista dos Tribunaisem formato exclusivamente digital, apresenta a visão de especialistas sobre o tema, trazidos na IAPL On-Line Conference 2021, destacando os desafios e as oportunidades que surgem com essa transformação.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

"Processos com arquivos físicos são, infelizmente, uma realidade em muitas nações.

As pessoas, evidentemente, são quem mais sentem e sentirão com esse tremendo descompasso presente em alguns países entre o direito processual e as novas tecnologias, com uma lenta, burocrática e ineficiente justiça.

Mas muito já tem sido feito: resoluções de disputa online se espalham rapidamente; nota-se protocolos completamente eletrônicos, facilitando o acesso à justiça com um raciocínio mais simples; produção e organização de evidências através de meios eletrônicos; sistemas de inteligência artificial com a produção de decisões mais bem fundamentadas. Tudo isso ocorre em sistemas jurídicos distintos e ainda há muito a ser desenvolvido.

No entanto, problemas surgem com o uso de novas tecnologias sem a devida transparência e cuidado: decisões baseadas em máquinas inteligentes são um fato lamentável e hoje são conhecidas e repetidas por grande parte da doutrina processual nos quatro cantos do planeta.

A falta de paridade de armas no uso das novas tecnologias em relação aos sujeitos do processo também é um aspecto que merece cuidados permanentes, especialmente quando o Estado faz de tudo para criar filtros de admissibilidade que impossibilitem o conhecimento dos pedidos, sejam eles em primeira instância ou em graus de recursos ordinários e extraordinários." 

- Apresentação, Paulo Lucon

A obra é fruto da Conferência da IAPL (Internationa Association of Procedural Law), uma associação de Juristas que estuda o Processo Civil e conta com textos voltados para a implementação da Inteligência Artificial na Justiça e seus impactos, com análises de autores como:

  • Teresa Arruda Alvim
  • Sérgio Cruz Arenhart
  • Paulo Lucon
  • Antonio Paso Cabral
  • Jordi Nieva Fenoll

t