Lançada a obra "Novas áreas, tecnologia aplicada e habilidades"
Confira o lançamento da obra "Novas áreas, tecnologia aplicada e habilidades".
segunda-feira, 14 de agosto de 2023
Atualizado em 11 de agosto de 2023 17:39
Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a obra "Novas áreas, tecnologia aplicada e habilidades", coordenada por Alexandre Zavaglia Coelho, Ana Paula Camelo, Marina Feferbaum e Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto. O livro é um dos frutos da pesquisa "Formando a advocacia do presente e do futuro: habilidades e perspectivas de atuação", desenvolvida pelo CEPI - Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP.
A pesquisa evidenciou um movimento de profundas transformações na relação entre atuação profissional em um mundo globalizado, inovação e digitalização das práticas jurídicas, estimulando a reflexão sobre esses impactos nas carreiras jurídicas, e como o ensino jurídico brasileiro tem participado desse processo.?
Ao longo da investigação, analisamos o papel da inovação no setor jurídico; a aplicação de novas tecnologias na advocacia e seus impactos; as novas áreas e oportunidades; as habilidades necessárias para os juristas atuarem em um contexto de inovação tecnológica e como desenvolvê-las no ambiente acadêmico e na prática da profissão, dentre outros temas inseridos nessa agenda de debates, que é global.?
A partir da visão de autores de diversos setores (academia, escritórios de advocacia, empresas), esta obra objetiva ampliar essas discussões e divulgar os resultados da mais ampla pesquisa já realizada sobre os reflexos da digitalização e dos novos modelos de gestão jurídica, a fim de qualificar o debate sobretudo no contexto brasileiro onde ainda se observa poucos dados e reflexões nessa linha nova linha de pesquisa e desenvolvimento estratégico do Direito enquanto área de conhecimento.?
O livro reúne discussões ainda pouco desenvolvidas no cenário jurídico brasileiro e que vêm ganhando cada vez mais destaque com a incorporação de novas tecnologias pelos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos e com a profissionalização da gestão dos escritórios.
O livro está organizado em duas grandes partes: primeira, dedicada às discussões sobre quais são as habilidades necessárias para o presente e o futuro da advocacia e se/como o atual modelo de ensino jurídico é capaz de desenvolvê-las; segunda, que aborda as novas áreas, oportunidades e tecnologia aplicada no mercado jurídico.
Sobre os coordenadores
Alexandre Zavaglia Coelho
Mestre e Doutorando em Direito pelo TIDD da PUC-SP, com cursos de pós-graduação em temas de tecnologia aplicada pela Universidade de Chicago e pela FGV Direito SP. Um dos pioneiros do Brasil no uso de técnicas de inteligência artificial na área do Direito. Pesquisador e Líder de pesquisas no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação - CEPI da Fundação Getúlio Vargas. Professor da Pós-Graduação em Inteligência Artificial da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Ana Paula Camelo
Pesquisadora e Gestora de Projetos no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP. Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com parte da pesquisa realizada no Science Policy Research Unit (SPRU), University of Sussex (Reino Unido). Realizou Pós-Doutorado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Mestra em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Marina Feferbaum
Doutora (2016), mestre (2009) e graduada (2006) pela PUC-SP. É learner designer (Kaospilot) e coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI FGV Direito SP) e da área de Metodologia de Ensino da FGV Direito SP, instituição na qual é docente dos programas de Graduação e Mestrado Profissional. Visiting Professor at Fodham University
Olívia De Quintana Figueiredo Pasqualeto
Professora na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Pesquisadora no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da Fundação Getúlio Vargas. Doutora e Mestra em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Realizou Pós-Doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com financiamento do CNPq.