FÓRUM SAF 2023 - Virtudes e controvérsias
Fórum
segunda-feira, 7 de agosto de 2023
Atualizado em 16 de agosto de 2023 16:33
- Data: 31/8
- Horário: das 8 às 18h
- Local: Ouro Minas Palace Hotel (avenida Cristiano Machado, 4001, Vila Suzana, BH/MG)
O futebol é mais que uma paixão nacional. É um negócio rentável que movimenta cerca de R$ 52,9 bilhões por ano no Brasil. O valor representa cerca de 0,72% do total do PIB, segundo dados do estudo realizado pela CBF. Apesar do valor expressivo, a crise na gestão dos clubes é uma realidade que desafia esse mercado.
O "FÓRUM SAF 2023 - Virtudes e Controvérsias", evento realizado por Satisfactio Câmara de Conciliação e Mediação, PRLasmar Advocacia e By Door, acontecerá dia 31/8, em Belo Horizonte, no Ouro Minas Palace Hotel.
Os clubes de futebol no Brasil, associações centenárias, atravessam grave crise financeira que coloca em risco a continuidade das suas atividades. São centenas de milhões de reais em dívidas, entidades desportivas colapsadas administrativamente e financeiramente.
Para solucionar o problema, foi sancionada pelo governo federal a Lei 14.193/21, que veio para criar instrumentos capazes de restaurar a gestão e a saúde financeira dos clubes. A lei estabelece nova formatação societária, formas de investimentos, mecanismos de governança corporativa, transparência e prestação de contas. Desde sua promulgação, foram criadas no Brasil pelo menos 24 SAFs (sociedades anônimas de futebol), em suas diversas divisões de disputa.
Paulo Lasmar, idealizador e coordenador do Fórum, pontua que, para que a SAF seja efetiva na construção das soluções dos problemas de gestão e de finanças do futebol, é necessário uma constante avaliação e amplo debate sobre o que vem sendo feito na prática pelos clubes, a visão da justiça e dos investidores.
"A proposta do evento é reunir os principais atores, clubes, associações, SAFs, dirigentes, investidores, magistrados, advogados, legisladores e imprensa para avaliar o que já se avançou, quais são os gargalos e como podemos solucionar os desafios do futebol brasileiro contemporâneo", afirma.
Paulo destaca ainda que essa é a primeira lei que permite que os clubes de futebol sejam transformados em empresas e posiciona o esporte como negócio com características de gestão mais eficaz. Isso atrai ainda mais investidores e aumenta substancialmente os aportes de recursos, além de impor maior transparência na administração.
Porém, a responsabilização total das SAFs pelo pagamento das dívidas dos clubes e a administração pautada na governança, integrada e alinhada a um projeto de desenvolvimento da sustentabilidade dos times a médio e longo prazo - feita de forma integrada por todos os atores desse ecossistema - são realidades novas e com muita estrada a ser ainda pavimentada.
Paulo pondera ainda que existe um consenso entre os especialistas de que a adoção da S.A de futebol não é uma garantia de sucesso imediato. E destaca que a gestão profissionalizada exige altos investimentos financeiros e também uma mudança cultural dentro do clube e da torcida. Ele destaca a necessidade dos avanços da lei, inclusive com a aprovação do PL 2978/23, em tramitação no Senado Federal, que altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 14.193/21, a fim de aperfeiçoar a governança das Sociedades Anônimas do Futebol, resguardar os investidores e preservar os direitos dos clubes, dos profissionais do futebol e dos atletas em formação.
"É fundamental, especialmente nesse momento inicial de implantação das primeiras SAFs, que todo o ecossistema do futebol profissional se ocupe de debates acerca da viabilidade, transparência, responsabilidade social, ética nos negócios e no bem-estar dos atletas e da comunidade. Por isso, convido a todos para participarem conosco do "FÓRUM SAF 2023 - Virtudes e Controvérsias", finaliza Paulo.
Realização:
- Satisfactio Câmara de Conciliação e Mediação e PRLasmar Advocacia
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES COM DESCONTO PARA OS 20 PRIMEIROS LEITORES