Curso de extensão Recursos nos Tribunais Superiores
Participe do "Curso de extensão Recursos nos Tribunais Superiores".
sexta-feira, 23 de junho de 2023
Atualizado às 17:06
- Inscrições: até 30/6
- Duração do Curso: 3/8 a 28/9
- Horário: 19 às 22h
- Dias da Semana: Segundas e Quintas
- Local: Modalidade Presencial Remota, através de plataforma própria (aulas 100% online e ao vivo)
O Centro de Estudos e Pesquisa no Ensino do Direito - UERJ está com vagas abertas, até dia 30/6, para o curso de extensão "Recursos nos Tribunais Superiores", que reúne grandes nomes do Direito brasileiro como docentes.
Para saber mais sobre o tema, uma assessoria de imprensa entrevistou o pós-doutor em Direito pela Uerj, professor Osmar Mendes Paixão, que tirou dúvidas frequentes sobre os Tribunais Superiores do Brasil.
Confira:
Quais são os Tribunais Superiores do Brasil e como funciona a sua descentralização?
Além do Tribunal Superior do Trabalho (jurisdição mais específica que não será objeto do curso), há o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal. O primeiro dedicado a dar a última palavra acerca da legislação infraconstitucional e o segundo acerca da legislação constitucional.
Quais foram as principais mudanças recentes nos Tribunais Superiores?
Desde o advento do atual CPC, principalmente, os Tribunais Superiores passam por muitas mudanças na sua jurisprudência e ritos internos, notando-se uma tendência de mudança de perfil - menos julgamentos de casos e mais teses.
O que se enquadra como uma decisão de repercussão geral em um Tribunal Superior e quais decisões recentes o senhor poderia destacar como avanço nos direitos civis no Brasil ?
O Tribunal Superior define o que merece ser julgado (tem repercussão geral) considerando o impacto da tese em outros casos, do ponto de vista econômico, jurídico, social, etc. são muitas as afetações de questões constitucionais no STF e o STJ está regulamentado instrumento semelhante à repercussão geral.
Quais são os tipos mais comuns de recursos nos Tribunais Superiores ?
Os recursos mais comuns são o especial no STJ e o extraordinário no STF.
Sabendo que há diferenças de recursos entre Tribunais Superiores, quais casos podemos destacar ?
Os tribunais superiores julgam também recursos ordinários, mas em muito menor número que os recursos de natureza extraordinária.
Realização:
- Centro de Estudos e Pesquisa no Ensino do Direito - UERJ
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES