Lançamento da obra "Recuperação de Empresas"
A obra se propõe a cobrir, de maneira aprofundada, aspectos jurídicos, econômicos e financeiros da restruturação de empresas, a partir de uma abordagem sistemática e empírica.
terça-feira, 6 de junho de 2023
Atualizado em 5 de junho de 2023 17:45
A obra "Recuperação de Empresas", da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais, de autoria de Eduardo da Silva Mattos e José Marcelo Martins Proença, propõe-se a cobrir, de maneira aprofundada, aspectos jurídicos, econômicos e financeiros da reestruturação de empresas, a partir de uma abordagem sistemática e empírica.
Pensando didaticamente, os autores proporam-se a endereçar algumas das clássicas questões:
- O que? Descrever o processo de restruturação de empresas, com foco especial na recuperação judicial.
- Por quê? Entender as causas e as consequências das dificuldades financeiras de empresas, pois nem toda atividade é apta a ser reorganizada.
- Quem? Identificar quem são os agentes fundamentais do processo de restruturação de um negócio, desde o devedor, passando pelos credores e investidores, chegando-se aos sujeitos envolvidos no processo judicial (administrador judicial, Ministério Público e magistratura). Uma vez identificados, deve-se descrever quais as respectivas competências de cada um deles.
- Como? Tratar da realização das etapas da reestruturação empresarial. Afinal, a reorganização, incluindo a recuperação judicial, não deve servir para enxugar gelo.
Ao estruturarem o livro, pensaram em uma jornada de leitura - desde o reconhecimento de uma crise, até o final de um eventual procedimento judicial.
Apesar disso, considerando o tamanho da obra, também fizeram o possível para que os tópicos fossem contidos em si próprios. Assim, o leitor poderá, sem prejuízo, consultar seções de maneira autônoma e ser remetido a outras partes, caso tenha interesse em se aprofundar em alguma matéria em especial.
Sobre os autores:
Eduardo da Silva Mattos
Advogado, economista e contabilista. Pós-doutorado em matemática aplicada (finanças quantitativas) pela New York University. Doutor em Finanças pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pesquisa realizada na University of Chicago Booth School of Business. Mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Contabilidade pela FIPECAFI. Bacharel em Economia pela FAE Centro Universitário. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Extensão em Direito Societário e em Econometria Avançada pela London School of Economics.
José Marcelo Martins Proença
Graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1989), Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Professor do Curso de Direito Societário, Concorrencial e de Compliance FGV/GVLAW.