Lançamento da obra "Métodos Online De Resolução De Conflitos (ODR)"
Confira a obra "Métodos Online De Resolução De Conflitos (ODR)".
quinta-feira, 11 de maio de 2023
Atualizado em 10 de maio de 2023 18:23
A obra "Métodos Online De Resolução De Conflitos (ODR)", da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais, de autoria de Ricardo Dalmaso Marques, trata da relação entre tecnologia e processo, historicamente e no mundo moderno, a partir da criação de sistemas e ferramentas online para a prevenção, gestão e resolução de conflitos: os métodos de "ODR" (online dispute resolution), resolução de disputas online, e nos seus impactos sobre os princípios basilares do direito processual brasileiro.
Essa relação entre a tecnologia e o processo se aproximou e se intensificou no cenário da Quarta Revolução Industrial, com a queda dos custos de transação para a realização de mais atos sociais e transações dos mais diferentes tipos. Métodos de ODR dos mais diversos surgiram nas últimas décadas, e atingiram também a esfera judicial, com o estabelecimento de tribunais online em muitos países, incluindo o Brasil.
As novas tecnologias trouxeram novas possibilidades, e mesmo uma nova visão, para a resolução de conflitos e o acesso à justiça, ao possibilitar um número maior de portas que podem ser mais adequadas para a prevenção, gerenciamento e resolução de conflitos. Essas novas tecnologias são utilizadas, em sua maioria, em prol do acesso, pois trazem o foco do processo à prevenção de disputas, e também permitem a criação de tribunais online que podem ser mais acessíveis.
Além disso, a Quarta Revolução Industrial coloca em xeque a noção clássica de devido processo legal e esclarece que a missão da ciência jurídica, hoje, é reposicionar o due process em uma realidade diferente no que toca à dicotomia entre eficiência e segurança no processo. A evolução tecnológica, aliada com o desenvolvimento social e econômico, coloca o devido processo legal - como cláusula geral que é - em um patamar novo, moderno, em que sua função é estabelecer balizas para o desenvolvimento dos novos sistemas de ODR, públicos e privados.
Sobre o autor:
Ricardo Dalmaso Marques
Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da USP. Atua como diretor jurídico e executivo em empresas de tecnologia há anos. Ex-associado de Pinheiro Neto Advogados, em São Paulo, e Skadden Arps Slate Meagher & Flom, em Nova Iorque. Professor convidado e autor nos temas de direito e tecnologia.