Seminário "Grau de Investimento"
sexta-feira, 20 de abril de 2007
Atualizado às 10:38
Seminário
"Grau de Investimento"
O que a sua empresa e o Brasil ganham
-
Data: 18/5
-
Horário: 14h às 18h30
-
Local: Hotel Meliá Jardim Europa - Rua João Cachoeira, 107 - Itaim Bibi São Paulo - SP
O Brasil está a cada vez mais próximo de obter "grau de investimento". Entre os fatores que contribuem: a queda do risco Brasil, a redução do custo de capital, o aumento das reservas internacionais a níveis elevados e a revisão do PIB.
A sua empresa terá melhor acesso ao crédito e ao mercado de capitais com o Brasil em "grau de investimento". O ambiente de negócios será mais favorável, assim como as condições para a realização de novos investimentos.
Do ponto de vista macroeconômico, entretanto, os efeitos da graduação poderá ser muito limitado. Veja o exemplo do México: apesar de "investment graded", este país continua crescendo pouco. No Brasil, o anacronismo do Estado, a elevada carga tributária, a taxa de juros ainda muito alta, a falta de marcos regulatórios estáveis, a insegurança jurídica e o peso da dívida pública são barreiras ao desenvolvimento econômico.
Estar próximo de atingir o nível de "grau de investimento" pode ser um estímulo para o país atacar os fatores que o mantém estagnado. No entanto, poderemos perder mais esta oportunidade. A janela do Brasil para uma perspectiva mais promissora também poderá se fechar diante de uma desaceleração da economia mundial mais grave.
A InterNews reúne destacados especialistas para debater com você a atual conjuntura, que ao mesmo tempo é decisiva e delicada. Participe para avaliar as reais possibilidades do Brasil chegar a "grau de investimento" e que impacto isto representará para a melhoria do ambiente de negócios e para o acesso em melhores condições da sua empresa ao crédito e ao mercado de capitais.
-
O que falta para o Brasil obter "grau de investimento"?
-
Quais as principais conseqüências reais da mudança de classificação?
-
Em que medida o acesso empresarial ao crédito global e ao mercado de capitais melhora?
-
Qual o risco de uma mexicanização: "grau de investimento" com baixo crescimento?
-
Qual o risco de uma piora grave do ambiente externo?
Conferencistas
-Ilan Goldfajn
Ex-diretor de Política Econômica do Banco Central. É professor do Departamento de Economia da PUC-RJ e diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa em Economia da Casa das Garças (IEPE/CdG). Doutor em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), sócio da Gávea Investimentos de
-Lisa Schineller
Diretora do Departamento de Rating Soberano da Standard & Poor's para a América Latina, sediada
-Otaviano Canuto
Diretor Executivo do Banco Mundial em Washington, foi secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda. Doutor em Economia pela Unicamp
-Aldo Luiz Mendes
Vice-Presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relação com Investidores do Banco do Brasil. Mestre em Economia pela Universidade de Brasília e Doutorado pela USP.
Agenda
14h Retirada de crachás
14h30 Conferências de Ilan Goldfajn, Lisa Schineller, Otaviano Canuto e Aldo Luiz Mendes
16h30 Coffee break
17h Debate entre os conferencistas e respostas às perguntas dos participantes
18h30 Encerramento
Investimento
-R$ 790,00 para inscrições pagas até dia 8/5
-R$ 980,00 para inscrições pagas após o dia 8/5
*Inclusos: os custos de material, coffee break e estacionamento
**Os pagamentos podem ser feitos por depósito bancário ou por cartão de crédito
Realização
-
InterNews Com.Emp. e Editora
Para concorrer à vaga: