Lançamento da 6ª edição da obra "Teoria da Improbidade Administrativa"
Confira o lançamento da 6ª edição da obra "Teoria da Improbidade Administrativa"
segunda-feira, 22 de agosto de 2022
Atualizado às 15:43
Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a 6ª edição da obra "Teoria da Improbidade Administrativa", de autoria de Fábio Medina Osório (Medina Osório Advogados). Neste mês do advogado, a Revista dos Tribunais está promovendo o cupom de desconto "RTadvogado15off", que garante mais descontos na livraria RT.
A presente obra além de conceituar improbidade no plano constitucional, traz, nesta nova edição, análise sobre o impacto da Reforma da Lei de Improbidade Administrativa introduzida pela 14.230/21, que aboliu a improbidade culposa, modificou prazos prescricionais e transformou tipos sancionadores. Nesse sentido, a obra trata da retroatividade das normas mais benéficas e demonstra o impacto do conceito de sanção administrativa e do regime do Direito Administrativo Sancionador que originariamente o autor trouxe para o campo da improbidade desde 1999, tendo sido esse regime absorvido pelos Tribunais Superiores e pelo próprio Legislador. Os pontos de destaque para a discussão da improbidade, nesta obra, residem na análise jurisprudencial profunda promovida pelo autor. Além disso, também uma análise detalhada do direito comparado.
Destaca-se também:
- Reforma da Lei de Improbidade Administrativa - Lei 14.230/21
- Conceito constitucional de Improbidade Administrativa (art. 37, § 4º, da CF)
- Constitucionalidade da improbidade culposa em leis esparsas
__________
Fábio Medina Osório
É sócio titular do Medina Osório Advogados. Doutor em Direito Administrativo pela Universidade Complutense de Madri (orientado pelo Catedrático Eduardo García de Enterría e bolsista da Capes). Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ex Ministro da Advocacia-Geral da União.
__________
__________
__________