Lançada a obra "Metaverso e Direito - Desafios e Oportunidades"
Confira a obra "Metaverso e Direito - Desafios e Oportunidades".
quarta-feira, 10 de agosto de 2022
Atualizado em 9 de agosto de 2022 17:41
Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a obra "Metaverso e Direito - Desafios e Oportunidades", coordenada por Bernardo de Azevedo e Souza.
O direito está pronto para proteger os usuários e as relações no metaverso?
O que se trata o processo de Tokenização e como esse se relaciona ao mercado imobiliário?
Com metaverso poderemos ter novos tipos penais ou adequações aos tipos já existentes?
Como o metaverso impactará as novas relações de trabalho da era pós-industrial?
As respostas para essas e muitas outras perguntas você encontra na obra: Metaverso e Direito
METAVERSO: um ambiente virtual hiper-realista de imersão, onde pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, interagem por meio de seus avatares, contam com NTFs, e utilizam criptomoedas como ativos digitais, e onde todas as transações realizadas são criptografadas e registradas na tecnologia blockchain.
Se o leitor, cinco anos atrás, passasse os olhos sobre esse texto ou sobre os demais artigos que compõem esse livro, automaticamente pensaria estar diante de contos de ficção científica nascidos da mente lisérgica, porém não menos que genial, de Philip K. Dick ou frutos da visionária e épica imaginação de Isaac Asimov.
Todavia, a verdade inconteste é esta: somos contemporâneos de uma importante revolução tecnológica e estamos prestes a vivenciar o completo redesenho das fronteiras do ciberespaço. Em breve, deixaremos de lado o papel de meros espectadores das histórias de ficção científica para assumirmos a posição de personagens e protagonistas.
__________
Bernardo de Azevedo e Souza
Doutorando em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Feevale e da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor convidado da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB/RS. Coordenador da Pós-Graduação em Direito, Inovação e Tecnologia da ESA da OAB/MG e da Pós-Graduação em Direito Digital da Instituição Educacional São Judas Tadeu. Coordenador do VisuLaw, o primeiro grupo de pesquisa em Visual Law do Brasil. Advogado com atuação nas áreas de Direito Digital e Direito Criminal. Diretor do Villa Academy. Pesquisador de Direito, inovação e novas tecnologias
__________
__________