"Estratégias Defensivas na Execução" é lançamento da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais
Confira a obra "Estratégias Defensivas na Execução".
sexta-feira, 24 de junho de 2022
Atualizado em 23 de junho de 2022 18:50
Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a obra "Estratégias Defensivas na Execução", de autoria de Rosalina Moitta Pinto da Costa.
A propositura de ações paralelas à execução, conforme sejam ajuizadas antes, durante ou depois da pretensão executiva, gerará diferentes repercussões na execução e na própria oposição, o que provoca intenso questionamento doutrinário e jurisprudencial.
Afinal, qual a relação que há entre elas: litispendência, conexão ou prejudicialidade? Extingue-se a ação de conhecimento autônoma, proposta depois da oposição ou ambas devem ser reunidas? Não sendo ajuizada a oposição, a prejudicialidade é capaz de levar à suspensão da pretensão executiva?
Destaques:
- Tema prático
- Abordagem didática, mesmo sendo um assunto complexo
- Indicação de quais são as melhores estratégias de defesa para cada caso
- Indicações legislativas e jurisprudenciais
- Tópicos que tratam de defesas extrajudiciais
- Análise dos impactos do ajuizamento de ações paralelas na pretensão executiva e nas formas de oposição (embargos à execução e impugnação ao cumprimento de sentença).
___________
Rosalina Moitta Pinto da Costa
Doutora em Direito das Relações Sociais (PUC/SP). Mestre em Direito Agrário (UFPA). Especialista em Direito Ambiental (UFPA) e em Direito Civil (ESMPA). Professora de Processo Civil da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD-UFPA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Inovações no Processo Civil" (UFPA/CNPQ). Advogada.
___________