Resolução de conflitos em contratos de seguros e resseguros é tema de obra da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais
A relevância dos diferentes meios de resolução de conflitos nas operações securitárias é algo que requeria a exploração ampla dos assuntos, mesmo porque, além da judicialização, os outros meios disponíveis ainda são pouco utilizados.
terça-feira, 24 de maio de 2022
Atualizado em 23 de maio de 2022 10:24
A obra "Resolução de Conflitos em Contratos de Seguros e Resseguros", coordenada por Ronaldo Guimarães Gallo e Walter A. Polido, é mais um lançamento da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais.
A relevância dos diferentes meios de resolução de conflitos nas operações securitárias é algo que requeria, de fato, a exploração ampla dos assuntos, mesmo porque, além da judicialização, os outros meios disponíveis ainda são pouco utilizados. Pode-se dizer que há certa resistência na utilização plena do sistema multiportas e, com o intuito de desmistificar o tema, esta obra se fez necessária.
O livro está estruturado em três partes:
Parte I - Conceitos Fundamentais;
Parte II - Sistema Multiportas;
Parte III - Resolução de Conflitos nas Relações Jurídicas Securitárias e de Resseguros.
Destaca-se na terceira parte, estudo abrangente do tema da obra, divida em seis partes:
seguros massificados;
seguros grandes riscos;
responsabilidade civil e processo administrativo sancionador;
inovações tecnológicas nas relações securitárias;
resseguro;
riscos ambientais.
__________
Ronaldo Guimarães Gallo é advogado público Federal, conselheiro do Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Aberta e de Capitalização - CRSNSP.
Walter A. Polido é árbitro em seguros e resseguros; professor universitário; coordenador acadêmico da pós-graduação em Direito do Seguro e Resseguro do Instituto Brasil-Portugal de Direito - IBPD.
___________