Editora Mizuno lança "Reflexões Jurídicas Contemporâneas"
Confira o lançamento da obra.
quinta-feira, 19 de maio de 2022
Atualizado às 17:58
A obra "Reflexões Jurídicas Contemporâneas", da Editora Mizuno, organizada por Dino Araújo de Andrade e Ricardo Calcini, aborda temas atuais do mundo do trabalho, como os impactos das novas tecnologias e da Pandemia da COVID19, LGPD e "compliance".
Dando continuidade a uma das mais expressivas tradições observadas na área jurídica, a presente obra coletiva se destina a homenagear o Ministro Douglas Alencar Rodrigues, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Atuando na jurisdição especializada desde o ano de 1990, o homenageado, no exercício do "direito-dever" de qualificação continuada, também desenvolve, com todas as vantagens que se agregam à jurisdição, uma exitosa carreira acadêmica na Capital da República.
Nesses dois âmbitos - jurisdicional e acadêmico - angariou a amizade e o respeito de tantos profissionais que atuam nas mais diversas áreas do Direito. Muitos desses amigos compareceram à presente publicação.
Trata-se, por isso, de uma obra plural, representativa do "tempo histórico de transição" vivido em vários setores da experiência jurídica, especialmente no campo dos Direitos Sociais do Trabalho e dos sistemas judicial e processual correlatos. Cada um dos autores, com larga experiência e destacada inserção profissional, oferece ricas reflexões acerca de temas candentes e desafiadores ligados às suas respectivas áreas de atuação.
Cuida-se de obra essencial para a melhor compreensão do momento histórico vivenciado nesse primeiro quartel do Século XXI.
_________
Dino Araújo de Andrade
Graduado em Direito pela Universidade de Brasília - UnB em 2003 e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pelo Centro de Estudos Jurídicos Fortium em 2007. Foi Conselheiro da OAB/DF de 2014 a 2018, onde exerceu o cargo de Presidente da Comissão de Direito do Trabalho. Foi Diretor da Associação dos Advogados Trabalhistas do Distrito Federal - AAT/DF entre 2013/2017 e Conselheiro para o biênio 2017/2019. Como representante da classe dos advogados, integrou o grupo GETRIN do Programa Trabalho Seguro do TRT da 10ª Região (DFTO), foi designado para compor banca examinadora de concurso público para o cargo de Juiz do TRT da 10ª Região e ainda para coordenar a implementação do PJE perante o TST. É parecerista, articulista especializado e coautor de obras jurídicas sobre Direito e Processo do Trabalho. Também é especialista em previdência complementar, representando judicialmente grandes fundos de pensão perante a Justiça do Trabalho e Justiça Comum. É membro da ABRAT, IAB e IADF. Há quase duas décadas representa escritórios de advocacia de todos os Estados perante o TST e STF com notório e destacado reconhecimento. Foi agraciado com honrarias e condecorações. Sócio fundador do escritório Dino Andrade Advogados. Membro da OAB/DF nº 20.182.
Ricardo Calcini
Mestre em Direito pela PUC/SP. Professor de Direito do Trabalho da FMU. Professor Convidado de Cursos Jurídicos e de Pós-Graduação (ESA, Damásio, IEPREV, Católica de SC, PUC/PR, Ibmec/RJ e USP/RP). Coordenador Trabalhista da Editora Mizuno. Membro do Comitê Técnico da Revista Síntese Trabalhista e Previdenciária. Professor indicado pela Câmara dos Deputados para presidir o grupo de estudos técnicos para a elaboração do PL 5581/2020 acerca do teletrabalho. Coordenador Acadêmico dos projetos "Dúvida Trabalhista? Pergunte ao Professor!" (Jota), "Migalha Trabalhista" (Migalhas) e "Prática Trabalhista" (Revista Consultor Jurídico - Conjur). Membro e Pesquisador do GEDTRAB-FDRP/USP, do GETRAB/USP e da CIELO Laboral.
_________