Editora Mizuno lança a obra "Perícia Médico - Legal e Criminal"
Confira!
sexta-feira, 18 de março de 2022
Atualizado em 22 de abril de 2022 07:59
A obra "Perícia Médico - Legal e Criminal", da Editora Mizuno, organizada por Angelita Maria Ferreira Machado Rios e Luiziana Souto Schaefer, ao longo dos capítulos, discute achados clínicos e forenses compatíveis com a vitimização sexual através de métodos, técnicas e procedimentos cientificamente relevantes para a produção da prova pericial.
Trata-se de um livro inédito, que inclui a produção da prova pericial dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes em diferentes áreas do conhecimento (perícias psíquicas, perícias físicas e sexologia forense, necropsias, perícias de locais de crime, genética forense, odontologia forense, toxicologia forense e perícias psiquiátricas de agressores sexuais).
Ao longo dos capítulos, são discutidos achados clínicos e forenses compatíveis com a vitimização sexual através de métodos, técnicas e procedimentos cientificamente relevantes para a produção da prova pericial.
Apresenta-se, ainda, a importância dos centros integrados e da articulação da rede de proteção, em consonância com a lei 13.431/17 e o decreto 9.603/18, que versam sobre o atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência.
O corpo de autores é composto por peritos criminais, peritos médico-legistas, autoridades policiais e judiciárias, profissionais da rede de proteção e pesquisadores renomados na temática da violência sexual.
Esta obra é resultado da articulação interdisciplinar e intersetorial, compartilhando saberes e técnicas com o objetivo de compreender a dinâmica da violência, produzir estratégias de proteção, reparação e de tratamento das vítimas, bem como de investigação, coerção de crimes e responsabilização de perpetradores.
Tópicos abordados:
- Centros integrados
- Acolhimento interdisciplinar
- Exame pediátrico e ginecológico
- Provas periciais
- Perícia médico-legal
- Sexologia forense
- Toxicologia forense
- Exame necroscópico
- Genética forense
- Odontologia forense
- Perícia psíquica
- Sofrimento psíquico
- Entrevista forense
- Credibilidade do testemunho infantil
- Sugestionabilidade
- Falsas memórias
- Legislação
- Investigação criminal
- Complexo probatório
- Cadeia de custódia
- Agressores sexuais
- Trauma vicário nos profissionais
- Alienação parental
__________
Angelita Maria Ferreira Machado Rios
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Residências Médicas em Cirurgia geral e Cirurgia Pediátrica. Especialização em Psiquiatria pelo Centro de Estudos
Luiziana Souto Schaefer
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui Pós-doutorado em Medicina Legal e Ciências Forenses (CAPES/Universidade do Porto). Doutora em Psicologia (PUCRS), com período de doutorado sanduíche (CAPES) na Universidade do Porto e no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses - Delegação do Norte, Portugal. Mestre em Psicologia/Cognição Humana (CNPq/PUCRS). Especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Jurídica (CFP). Docente em Cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação no Brasil e em Portugal. Diretora de Ensino do Instituto Cognus. Pesquisadora Pós-doc no PPG em Psicologia da PUCRS. Membro efetivo do International Investigative Interviewing Research Group (iIIRG). Atua como Perita Criminal Oficial no Departamento Médico-Legal do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (SSP-RS) desde 2010. Compõe a equipe multidisciplinar do Centro de Referência ao Atendimento Infanto-Juvenil (CRAI) - Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV)/ Prefeitura Municipal de Porto Alegre.