Legal Design: Do Usuário ao Serviço
Participe!
terça-feira, 5 de outubro de 2021
Atualizado em 7 de outubro de 2021 17:34
- Data: 19 a 21/10
- Horário: 9h
- Curso via internet
AVISO
Devido à metodologia do curso, os participantes terão de manter suas câmeras abertas durante toda a aula, pois haverá interação constante entre professores e alunos.
Objetivo
Legal design já é uma realidade nos principais escritórios e empresas do mundo. Afinal, o atual cenário de complexidade, ambiguidade, concorrência acirrada e veloz transformação social e tecnológica exige que o repertório do profissional jurídico extrapole a memorização de leis e regimentos de tribunais superiores.
Por meio de cursos multidisciplinares, soluções colaborativas, métodos criativos e processos de inovação, problemas complexos podem deixar de ser obstáculos e se tornarem novos serviços e produtos, bem como diferenciais competitivos. Ao longo dos últimos 50 anos, o Design e o Design thinking influenciaram significativamente o desenvolvimento de empresas de todos os segmentos, assim como auxiliaram diversas áreas do conhecimento humano na criação de soluções até então inexistentes para problemas complexos e multifatoriais.
A partir dos anos 2000, por meio das reflexões de Collette R. Brunschwig, Helena Haapio e Margaret Hagan, a expressão "Legal Design" passou a fazer parte do repertório de profissionais interessados (a) pela solução de problemas jurídicos complexos; (b) pelo desenvolvimento de serviços centrados nos clientes e/ou usuários finais de documentos legais; (c) pela melhoria da comunicação envolvendo informações jurídicas; (d) pelo incremento da colaboração e dos processos e decisões que envolvem o Direito; bem como (e) pela criação de novos serviços e produtos jurídicos.
Professora:
-Carolina Hannud
Fundadora e CEO da Studio Mater. Professora da FGV Direito-SP e da FGV Direito-Rio. Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e possui especialização pela Universidade de Coimbra. Participante do Summer School da London School of Economics and Political Science, cursos de extensão em Design pela Interaction Design Foundation, ESPM e AJ&Smart. MBA em Data Science & Analytics pela USP/Esalq em curso. Advogada, mediadora de conflitos habilitada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e consultora no ecossistema de transformação digital jurídica, legal design e visual law. Criadora de conteúdos educacionais e experiências de aprendizado premiada na categoria "Destaques" do Prêmio Esdras de Ensino do Direito no ano de 2020. Mentora do Laboratório de Design Jurídico da USP.
Facilitadora:
-Lorar Laurenti
Designer, programadora, bacharelanda em Física pela Universidade de São Paulo, ilustradora científica e quadrinista. Lorar simplifica conceitos e conhecimentos complexos por meio da ludicidade e da arte.
PROGRAMAÇÃO
19/10 - terça-feira
Bloco 1 - A Prestação de Serviço Jurídico face à Revolução da Automação: entregando valor, impacto e acessibilidade para o cliente.
Bloco 2 - Design de serviço - conceito e ferramentas
20/10 - quarta-feira
Bloco 1 - A Experiência do Usuário - oportunidades e desafios
Bloco 2 - Design Thinking e Design Sprint: conceitos e metodologias.
21/10 - quinta-feira
Bloco 1 - Fundamentos do Design Gráfico (facilitadora Lorar Laurenti)
Bloco 2 - Laboratório de design: desafio em grupos e estudos de caso com facilitação visual.
Carga horária
6h
Realização
- AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
____________
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3291-9200
ou