FGV Direito Rio recebe inscrições para transferência externa e reingresso
Participe!
sexta-feira, 1 de outubro de 2021
Atualizado às 16:53
A FGV Direito Rio recebe, até o dia 19/11, inscrições para o processo seletivo de ingresso por transferência externa e portadores de diploma (reingresso), para preenchimento de 20 vagas remanescentes no curso de "Graduação em Direito", oferecido em horário integral, durante cinco anos.
As inscrições devem ser efetuadas até as 18h, de 19 de novembro, no site no qual os candidatos deverão realizar pagamento de taxa de R$ 150,00 e fazer o upload da documentação exigida.
A categoria transferência externa é aberta a candidatos regularmente matriculados ou com matrícula trancada em cursos superiores autorizados pelo MEC. Cursos realizados ou em andamento no exterior devem ser reconhecidos no país de origem, na forma da legislação em vigor. Para efetuar a pré-matrícula, será necessário comprovar a conclusão de, no mínimo, um período letivo na instituição de origem, com aproveitamento igual ou superior a 75% das disciplinas cursadas.
Quem for concorrer como portador de diploma deve ter curso superior reconhecido pelo MEC. Em caso de diploma de graduação obtido em instituições de ensino no exterior, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (embaixadas/consulados) no país de origem do diploma, ou apostilado, conforme a Convenção de Haia, e apresentado com a tradução juramentada. Segundo os organizadores, candidatos que tenham participado de outros processos seletivos de ingresso por transferência externa e portadores de diploma nos últimos dois anos não poderão disputar a atual seleção.
O processo seletivo será realizado inteiramente online e abrange uma etapa eliminatória de avaliação acadêmica , análise do Histórico Escolar, bem como uma segunda etapa que consiste em uma e redação, uma prova baseada em leitura obrigatória e entrevista virtual por Zoom
Para quem for fazer a prova escrita, cuja nota mínima exigida é 8,0, serão exigidas as seguintes leituras: "Climate Change Litigation" - Jacqueline Peel and Hari M. Osofsky; "Estatuto epistemológico do Direito Civil contemporâneo na tradição de civil law em face do neoconstitucionalismo e dos princípios" - Otavio Luiz Rodrigues Junior; e "Militant Democrazy and Fundamental Human Rights" - Karl Loewenstein. Esse material está disponível no link.
Quem optar por utilizar a nota do Boletim do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ter média aritmética igual ou superior a 750 (setecentos e cinquenta) para ficar isento da prova escrita. Serão aceitas as notas do Enem nos anos 2018, 2019 ou 2020.
O resultado da avaliação acadêmica sairá no dia 26 de novembro e a etapa seguinte está marcada para o dia 3 de dezembro. No dia 23 de dezembro será divulgada a lista final de aprovados e as aulas estão previstas para iniciar no dia 7 de fevereiro de 2022.
Realização:
- FGV Direito Rio
_________
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES