Contratação de serviços de acordo com a Instrução Normativa 2, de 30/4/08, alterada pelas Instruções Normativas 6, de 23/12/13 e 3 de 24/6/14 - Aspectos Jurídicos
Em SP, 29 e 30 de abril de 2015.
quinta-feira, 5 de março de 2015
Atualizado às 15:21
-
Data: 29 e 30/4
-
Horário: 8h30 às 18h
-
Local: Auditórios NDJ (Rua Pedro Américo, 68 - 7º andar - República - São Paulo/SP)
Objetivo
Embora a IN nº 2/2008 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) discipline a contratação de serviços, continuados ou não, por órgãos ou entidades integrantes do Sistema de Serviços Gerais (SISG), o seu conteúdo inovador interessa a toda a Administração Pública, seja municipal, estadual, distrital ou federal, na medida em que a ausência de uma normatização adequada a respeito do assunto, nos respectivos âmbitos, acaba por levar os órgãos e entidades públicas a utilizarem o seu teor como parâmetro em suas contratações. Nesse sentido, este curso visa a uma abordagem completa do regramento nele contido, de forma a viabilizar sua adequada aplicação pelos agentes públicos em geral.
Público-alvo
Pregoeiros e integrantes de equipes de apoio; membros de comissões de licitação; integrantes de setores de licitação; assessores jurídicos, procuradores e advogados; responsáveis pela fase interna da licitação e/ou pela elaboração de instrumentos convocatórios; gestores de contratos; todo agente público envolvido, direta ou indiretamente, em processos de contratação pela Administração Pública em geral; todo e qualquer profissional que atua, direta ou indiretamente, com o tema.
Programa
1º dia
-
Entidades integrantes do Sistema de Serviços Gerais (Sisg)
-
Execução direta e execução indireta
-
Terceirização lícita e terceirização ilícita
-
Redução de despesas com pessoal
-
Interpretação dos arts. 18, § 1º, e 72 da Lei de Responsabilidade Fiscal
-
Serviços continuados e serviços não continuados
-
Planejamento das contratações
-
O planejamento na contratação de serviços de natureza intelectual
-
Licitação por itens e licitação por lotes
-
Licitação conjunta de serviços distintos
-
A contratação de sociedades cooperativas ou instituições sem fins lucrativos
-
Revogação ou não do Termo de Conciliação Judicial celebrado entre o Ministério Público do Trabalho e a União
-
Atos de ingerência por parte da Administração Pública e a nova disciplina normativa
-
Remuneração do contratado
-
Critérios de aferição de resultados e Acordo de Níveis de Serviços
-
Conteúdo do projeto básico ou do termo de referência e vedações
-
Quantificação do objeto e estimativa de valores
-
Tipo licitatório adequado
-
Serviços de vigilância e serviços de limpeza e conservação
2º dia
-
Conteúdo dos instrumentos convocatórios de licitação e vedações
-
Destaque para as inovações introduzidas pela Instrução Normativa nº 6/2013
-
Forma de apresentação das propostas comerciais e conteúdo
-
A possibilidade de apresentação de produtividades diferenciadas
-
A questão do equívoco no dimensionamento dos quantitativos previstos na proposta comercial
-
Como garantir a qualidade da prestação e dos insumos utilizados?
-
Momento oportuno para entrega e análise da planilha de custos e formação de preços
-
Benefícios e Despesas Indiretas (BDI). Utilizar ou não?
-
A questão relativa à exclusão de valores referentes ao Imposto de Renda Pessoa Jurídica - (IRPJ) e à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
-
Reserva técnica. Limite aceitável. Ausência de indicação pelo proponente. Consequências
-
Itens inegociáveis e itens negociáveis
-
Julgamento das propostas comerciais
-
Análise da exequibilidade das ofertas e a realização de diligências
-
Desconformidade entre a proposta comercial e a planilha de preços anexa ao edital. Desclassificação imediata ou não?
-
O que fazer se apenas um item da proposta comercial for inexequível?
-
É possível a Administração Pública fixar preço máximo unitário?
-
Vigência contratual
-
A prorrogação dos contratos em face do novo regramento
-
Acompanhamento e fiscalização da execução do contrato em face da nova disciplina normativa
-
As novas regras relativas aos pagamentos
-
Cautelas para afastar a responsabilidade da Administração no tocante a encargos trabalhistas, fiscais, previdenciários e comerciais
-
Repactuação, reajuste e revisão do contrato. Distinção e requisitos
*Inclusos: material, coffee breaks e Certificado de Participação para quem assistir pelo menos 70% do evento.
Ao efetuar a sua inscrição, será encaminhada proposta com detalhamento das condições de participação e realização do evento.
A Editora NDJ reserva-se o direito de não realizar algum(ns) desses eventos por motivos operacionais ou por falta de quórum, obrigando-se a comunicar tal fato com antecedência aos inscritos
Coordenação técnica
- Angelo Iadocico
Diretor
- Egle dos Santos Monteiro
Coordenadora Jurídica
- Gilberto Bernardino de Oliveira Filho
Gerente Técnico de Eventos
Valor Para Assinante
R$ 2.360,00
Valor Para não Assinante
R$ 2.900,00
Duração
16 horas
-
Editora NDJ
_________
Ganhadora:
-
Shirley Salles Emilio
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3225-7000
e-mail
ou