Políticas de recursos humanos e sua legalidade
Em SP, 5 de fevereiro de 2015.
quarta-feira, 7 de janeiro de 2015
Atualizado às 13:21
-
Data: 5/2
-
Horário: 9h às 17h35
-
Local: Av. Angélica, nº 2510 - cjs. nº 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP
Market overview
Na atualidade as relações de trabalho sofreram muitas alterações, desde as formas de contratação, até o entendimento das políticas de recursos humanos. Assim, entender e aplicar adequadamente a legislação trabalhista é uma difícil tarefa do departamento de recursos humanos. Neste seminário hábeis palestrantes abordarão os aspectos polêmicos de gestão destas ações e políticas de recursos humanos com direcionamento eficaz, afim de minimizar riscos e maximizar resultados.
Por que participar deste evento
Os painéis apresentados trazem informações atualizadas sobre ações e políticas do departamento de recursos humanos e propõem discussões de pontos controvertidos, além da apresentação dos aspectos legais destas relações de trabalho e requisitos essenciais para a implementação de políticas com intuito de maximizar resultados sem causas riscos empresariais.
Programação
8h40 às 9h - Credenciamento
9h às 10h10
Carlos Moraes
Advogado associado à banca Trench, Rossi e Watanabe Advogados, graduado em 2003 pela Faculdade de Direito de Franca; Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito - SP; MBA Executivo em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrando em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.
Cláusula de permanência e seus aspectos legais
-
Origem do compromisso de permanência com o empregador - relevância e formas de estipulação;
-
Multa pactuada;
-
Validade e segurança jurídica na adoção desta medida;
-
A questão da liberdade de trabalho e a CLT;
-
Posicionamento jurisprudencial e doutrinário.
"Hiring bônus"
-
Caracterização;
-
Legalidade;
-
Multas;
-
Entendimento jurisprudencial
10h10 às 10h20 - Perguntas e Comentários
10h20 às 10h35 - Networking Break
10h35 às 11h50
Pedidos de licença / suspensão do contrato de trabalho
-
Licença remunerada e licença não remunerada;
-
Motivos do pedido;
-
Benefícios;
-
Prazos;
-
Empregado e empregador - Quem pode requerer? Procedimentos de formalização.
11h50 às 12h - Perguntas e Comentários
12h às 13h30 - Almoço
13h30 às 14h40
- Roberto Baronian
Advogado empresarial, especializado em Direito do Trabalho; atuou em departamento jurídico de grandes empresas e escritórios de advocacia; experiente em gestão de processos judiciais e administrativos (contencioso de massa e processos especiais), atendimento a demandas contratuais e consultoria jurídica; atuante em relações trabalhistas e sindicais, com experiência em negociações coletivas; participante em diversos seminários jurídicos e programas de formação empresarial; autor de artigos jurídicos; sócio de Granadeiro Guimarães Advogados, sociedade advocatícia alta e exclusivamente especializada no Direito do Trabalho, onde atua na área de consultoria.
O "pacote de benefícios" e a caracterização salarial
Na atualidade a escolha pelo emprego muitas das vezes é determinada pelo pacote de benefícios que o empregador oferece ao empregado. Este "pacote de remuneração" e a política de benefícios adicionais adotados pela empresa requerem alguns cuidados:
-
Formas de remuneração: premiação, gratificação e salários indiretos;
-
Cartões de crédito / "cash cards";
-
Caracterização de salário;
-
Entendimento jurisprudencial.
14h40 às 14h50 - Perguntas e Comentários
14h50 às 16h
Cumprimento de metas e práticas consideradas ofensivas - até que ponto a política de motivação e de cobrança não se transforma em assédio moral
-
Prática de condutas atentatórias à dignidade dos trabalhadores e caracterização de assédio moral;
-
Abuso de poder;
-
Exposição demasiada durante a jornada de trabalho para o cumprimento de metas;
-
Gritos de guerra;
-
Camisetas ou frases expositivas;
-
Apelidos;
-
Ameaças;
-
Não atendimento de metas pré-estabelecidas;
-
Situações vexatórias - apelidos, danças, castigos, etc.;
-
Caracterização do assédio moral;
-
Ações judiciais;
-
Entendimento jurisprudencial.
16h às 16h10 - Perguntas e Comentários
16h10 às 16h25 - Networking Break
16h25 às 17h25
Clarice Fernandes Lemos Wanderley
Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduação em Direito Empresarial do Trabalho Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atua no escritório Dannemann Siemsen Advogados.
Home office / trabalho à distância - tendência em grandes centros e a segurança do empregador
-
Empregado (com registro pela CLT) e prestador de serviços;
-
Pacote de benefícios;
-
Controle por metas e não por horas trabalhadas;
-
Jornada de trabalho;
-
Meios de controle;
-
Estrutura e apoio do departamento de recursos humanos para o empregado e familiares no novo contexto da prestação do trabalho;
-
Segurança jurídica e posicionamento legal
17h25 às 17h35 - Perguntas e Comentários
Encerramento
Coordenação acadêmica
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulos de especialização em: direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP; de direito societário na Fundação Getúlio Vargas/SP e de excelência gerencial pela FAAP. Cursando MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International. Participou de cursos em Berkeley University of California (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos), Johns Hopkins University (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários; autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP, é membro do comitê de planos de saúde da OAB/SP e é presidente da Comissão de Sociedades de Advogados da OAB de Santo André/SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de sociedade de advogados, coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo e presidente de grupo empresarial.
Observações
*Inclusos: material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois networking break.
*A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
*Horário sujeito a alterações.
Realização
-
Central Prática Educação Corporativa
__________
Ganhadores:
-
Dulcidio Fabro Neto
-
Lygia Santella
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3257-4979
ou