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Seminário

CSC - Centro de Serviços Compartilhados: Implementação e Casos Práticos

Em SP, 22 e 23 de setembro de 2014.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Atualizado às 14:52

  • Data: 22 e 23/9
  • Horário: 8h40 às 18h
  • Local: Golden Tulip Park Plaza Hotel (Al. Lorena, 360 - Jardins, São Paulo/SP)

Agenda

8h40 - Credenciamento

9h - Início

10h30 às 10h50 - Coffee break

12h40 às 13h40 - Almoço

16h10 às 16h30 - Coffee break

18h - Encerramento

Os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) permitem centralizar a execução de diversas atividades meio em uma única unidade. A implementação dos CSCs tem orientado a reestruturação de grandes empresas no Brasil e no mundo em busca de melhores desempenhos na estrutura organizacional, propiciando importantes reduções de custos, racionalização de processos e intensificação de controles.

O CSC permite um aumento relevante de produtividade e estabelece flexibilidade para incorporação de novas unidades de negócios e serviços. Para garantir a implementação e a gestão bem sucedida dos CSCs, são necessários cuidados com os modelos de processos, negócios, organizacionais e tecnológicos.

Participe deste evento de Capacitação InterNews que apresentará o passo a passo para o planejamento, a implementação e o aprimoramento do CSC. Saiba como identificar oportunidades de ganhos, mitigar riscos, reduzir a possibilidade de imprevistos, identificar o melhor modelo para a sua empresa e evitar perda de controle e insucessos no processo de implementação.

Instrutor

- Carlos Magalhães
Sócio - diretor da Xcellence. Especialista em Centros de Serviços Compartilhados (CSC). Profissional com 16 anos de experiência em gestão de projetos corporativos de alinhamento entre a área de Tecnologia e diversas áreas de negócios, com os objetivos de redução de custos, geração de valor e otimização de processos. Experiência adquirida em empresas como Deloitte Touche Tohmatsu, Cognos do Brasil e Suporte Assessoria. Experiência em modelos Cobit, ITIL, ISO, CMM, PMI, ISO 17799. Experiência em Gestão de Riscos e em ferramentas como Corporate Performance Management e Balanced ScoreCard. Implantou Soluções ERP (Datasul, Microsiga, Oracle, SAP), CRM e BI/CPM/EPM.

Programação

O CSC e o ambiente empresarial atual

  • Direcionadores do Centro de Serviços
  • Como o Centro de Serviços Compartilhados possibilita as organizações alcançarem seus objetivos estratégicos
  • CSC - O que é e por que fazê-lo?
  • Definição de Serviços Compartilhados
  • Alguns Benefícios do CSC
  • Direcionadores para a Mudança

Os 4 elementos fundamentais do CSC

  • Elementos do centro de serviços
  • O cliente e o centro de serviços
  • Modelo Organizacional
    • Comparação de Modelos Organizacionais
    • Definindo prós e contras dos diversos modelos de governança
    • CSC e a Corporação
    • Como se parece um modelo de Governança de um CSC?
    • Roadmap desenvolvimento do Modelo Operacional
    • Como o CSC amadurece com o passar do tempo
    • Modelo Operacional de um CSC - 3 níveis de maturidade
    • Organização Interna
  • Modelo de Negócios
    • Arquitetura de serviços
    • Relacionamento com o Cliente
  • Modelo de Processos
    • Modelagem de processos
    • Gestão por processos
    • Modelos de Gestão por Processos
    • Modelo de Processos: Simples, Flexível, Ágil e Automatizado
    • Processo de Atendimento ao Usuário
    • Modelo Operacional
  • Modelo Tecnológico
    • O atual Ambiente de TI das Corporações
    • Tipos de Tecnologia Sistêmica
    • Matriz de Decisão - Escopo de TI para CSC
    • O Modelo Tecnológico: Benefícios gerais com TI
    • O Modelo Tecnológico - "Data Management Architecture Service Oriented Framework"
    • Considerações finais

Projetando um Centro de Serviços Compartilhados

  • A jornada rumo ao CSC geralmente envolve a migração de 4 dimensões.

Abordagem para um projeto CSC

  • Iniciando discussões
  • Processo de Criação
  • Evolução dos centros de serviços
  • Processo de Seleção
  • Decisão sobre quais processos podem ser Compartilhados?
  • Escopo de Serviços - Exemplos

O Business Case - Estudo de Viabilidade Técnico-econômica

  • Objetivos de um Business Case
  • Business case - Produtos

Abordagem Metodológica para CSC

  • Gerenciamento do Projeto
    • Principais habilidade e competências de um gerente de projetos
    • Ferramentas de um gerente de projeto
    • Reuniões:Alçadas de Resolução
    • Dicas para uma Reunião Produtiva
    • Controle Financeiro do Projeto
    • Exemplos de Relatório de Acompanhamento do Projeto
  • Localização e Desenho do ambiente
    • Projeto de Relocalização - Pontos de Análise
    • Instalações
    • Exemplo de layout de Instalação de um CSC
  • Processos e Controles
    • Processos: Padronização, Flexibilidade e Controle
    • Redesenho de processos
    • Análise de gaps e aderência dos processos
  • Estratégia de Implantação ( por Processos, Big Bang, Piloto)
  • Gestão de Relacionamento com o Cliente
    • Gestão de Relacionamento com Cliente
    • Acordo de Nível de Performance (ANP) ou SLA
    • Como desenvolver as métricas para compor o SLA
    • Precificação integrada ao SLA
    • O Catálogo de Serviços
    • Gerenciamento de Desempenho
    • Gerenciamento de Desempenho - Tipos de Métricas
    • Maturidade do CSC e o SLA
    • Um efetivo Service Level Agreement
  • Precificação Remuneração e recompensa

Discussão sobre Precificação - Métodos Típicos

  • Método: Sem atribuição específica
  • Método: Taxa fixa
  • Método: Taxa Orçamentária
  • Método: Taxa Orçamentária com Penalidades
  • Método: Custeio Baseado em Atividade
  • Método: Pagamento Direto
  • Método: Taxa baseada no mercado

Custo da Medida

  • Quando definir o tipo Método de Pagamento
  • Evolução dos Critérios de Remuneração
  • Pontos de Atenção

Gestão de Capital Humano

  • Reavaliando o sistema de gestão de RH
  • Competências e Remuneração

Change Management

  • Change Management: O Desafio da Mudança
  • Porque os projetos falham
  • Por que Liderar Mudanças?
  • Processo de Resistência a mudança - Instinto de sobrevivência
  • 8 Passos para a Mudança
  • Comunicação Empresarial
  • Fatores de Sucesso na Gestão de Pessoas

Treinamento

  • Porque treinar
  • Treinamento e o Desenvolvimento pessoal
  • Técnicas Tradicionais e Emergentes de Transmissão de Conhecimento
  • Estratégia de Treinamento - Lista de treinamentos

Organização do Projeto - Papeis e responsabilidades

Aspectos: Legal, Trabalhista e Tributário

Considerações Finais

  • A Evolução dos Centros de Serviços Compartilhados
  • . numa Cadeia evolutiva, o CSC pode oferecer mais que redução de custos
  • O futuro do CSC - Mudança cultural e foco no cliente
  • Porque projetos de CSC falham
  • Ciladas da Implementação
  • Considerações Importantes
  • Fatores Críticos de Sucesso
  • CSC - Visão de Futuro

Anexos

  • Exercício
  • Tabelas

Investimento

R$ 3.290,00 para inscrições pagas até o dia 5 de setembro de 2014

R$ 3.540,00 para inscrições pagas após o dia 5 de setembro de 2014

Os pagamentos podem ser feitos por boleto, depósito bancário ou por cartão de crédito

Consulte-nos sobre descontos especiais para mais de 3 inscrições

Estão inclusos os custos de material, coffee break, almoço e estacionamento.

Realização

  • InterNews

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE/FAX

(11) 3751-3430 - SP

0800.177707 - demais localidades

(11) 3751-3468

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