Fenalaw 2013 - 10ª edição
segunda-feira, 22 de julho de 2013
Atualizado às 14:56
Fenalaw 2013 - 10ª edição
-
Data: 15 a 17/10
-
Horário: 12 às 19h (Feira) e 8h30 às 18h30 (Congresso)
-
Local: Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 - 5º andar - São Paulo/SP)
Congresso Fenalaw
1º dia -15/10
8h30 - Recepção dos participantes
8h50 - Abertura do congresso pelo presidente de mesa
9h - Painel de Inovações Legislativas para 2013: Quais Serão os Impactos das Mudanças nos Códigos de Processo Civil, Comercial, Penal e do Consumidor nos Escritórios de Advocacia e na Gestão de Departamentos Jurídicos
Durante este painel, você terá a oportunidade de debater e esclarecer com grandes nomes que mudanças os novos códigos irão trazer para a realidade empresarial e dos escritórios e por que essas alterações em códigos tão importantes estão sendo feitas. Acompanhe:
-
Quais as principais mudanças propostas em cada código
-
Como essas mudanças podem mudar a realidade e a rotina de escritórios e departamentos
-
Quais são os principais impactos financeiros neste cenário
Moderador
Daniel Penteado de Castro
Sócio - AIDAR SBZ ADVOGADOS
Palestrantes
Código de Processo Civil
Elias Marques de Medeiros Neto
Diretor Jurídico - COSAN
Código Penal
Leonardo Sica
Sócio - SICA, TANGERINO, QUITO ADVOGADOS
Código Comercial
- Marcelo von Adamek
Sócio - ADVOCACIA VON ADAMEK
Código do Consumidor
Ana Luiza Nery
Sócia - NERY ADVOGADOS
10h30 - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw
11h - Onde Estão as Novas Oportunidades? Conheça e Saiba Como Desenvolver Negócios Relacionados às Áreas do Direito que Estão Despontando no Mercado: Consumo, Esporte e Eletrônico
Este debate inovador tem o objetivo de apresentar as oportunidades de negócios e novidades das áreas do Direito que vêm sendo enxergadas como de grande potencial. Conheça a experiência de quem já está deslanchando nesses novos mercados.
Moderador
Carlos Miguel Aidar
Sócio - AIDAR SBZ ADVOGADOS
Palestrantes
Consumo
- Gustavo Viseu
Sócio - VISEU ADVOGADOS
Eletrônico
- Marcio Cots
Sócio - COTS ADVOGADOS
Esportivo
- Gustavo Vieira de Oliveira
Sócio - AMBIEL, MANSUR, VIEIRA DE OLIVEIRA ADVOGADOS
12h - Abertura Oficial da Feira e Intervalo para Almoço
14h - As Consequências do Processo Judicial Eletrônico: Entenda o Andamento dessa Política Pública e Suas Consequências na Atividade do Advogado Empresarial e de Escritórios
Quais as alterações que o processo eletrônico vem trazendo ao dia a dia do advogado? Neste painel, você irá discutir como isso está ou não agilizando os processos e impactando principalmente os resultados financeiros das ações.
Moderador
Alexandre Rodrigues Atheniense
Coordenador na área de Direito Digital - Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
Palestrantes
- Fernando Antonio Tasso
Juiz Assessor da Presidência - TI - TJ/SP
Sergio Rosenthal
Presidente da AASP
15h - Tendências em Mediação, Conciliação e Arbitragem: Quais São as Perspectivas Destes Procedimentos para Escritórios e Departamentos Jurídicos e Qual Pode ser o Retorno em Termos Financeiros e de Imagem
As inovações legislativas têm favorecido cada vez mais a solução de conflitos por vias extrajudiciais. Neste painel, você acompanha quais podem ser as vantagens dessas formas de solução de conflitos e qual será a participação delas no mercado jurídico nos próximos anos.
- Luiz Fernando Ract Camps
Diretor de Compliance - AMIL/UNITED HEALTH GROUP
16h - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw
17h - Painel de Relacionamento entre Escritórios e Departamentos Jurídicos: Como Gerir essas Parcerias com Foco na Obtenção de Resultados Para Ambos os Parceiros
Cada vez mais os resultados de departamentos jurídicos e de seus escritórios parceiros dependem de uma relação coesa, muito além do modelo de relacionamento fornecedor x cliente. Neste debate estruturado, você vai esclarecer os papeis de cada um e discutir esse relacionamento com foco nos seguintes tópicos:
-
Gestão realizada por indicadores de desempenho
-
Criação de um SLA nos contratos dos escritórios e modalidades de contratação
-
Critérios utilizados pelos departamentos para credenciamento e descredenciamento de escritórios
-
Parceria na gestão de custos
Moderação
- João Paulo Rossi Julio
Consultor - VISEU ADVOGADOS
- Antonio Carlos Pajoli
Diretor Jurídico - CETELEM BGN
- Valeria Schmitke
General Counsel and Compliance Officer - ZURICH MINAS BRASIL SEGUROS
- Claudia Luisi
DJUR - Diretoria Jurídica - CSN - COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL
Charles Isidoro Gruenberg
Sócio - LEITE, TOSTO E BARROS ADVOGADOS
- Ricardo de Aguiar Ferone
Sócio - SETTE CÂMARA, CORRÊA E BASTOS ADVOGADOS ASSOCIADOS
18h30 - Encerramento do Primeiro dia de Congresso com Coquetel de Comemoração Fenalaw 10 Anos
Congresso Fenalaw
2º dia - 16/10
Sessão Escritórios de Advocacia
8h30 - Recepção dos participantes
8h50 - Abertura do segundo dia do congresso pelo presidente de mesa
9h - Estabeleça uma Política de Relacionamento com o Cliente com Foco em Precificação Estratégica e Análise da Rentabilidade dos Contratos
-
Como firmar e manter contratos rentáveis no escritório
-
Estabeleça uma forma de precificação estratégica
-
A quem e como delegar a estratégia de relacionamento com o cliente
- Rodrigo Bertozzi
Consultor - SELEM BERTOZZI CONSULTORIA
9h50 - Gestão de Pessoas e Carreiras em Escritórios de Advocacia: Como Atuar na Remuneração Estratégica e Retenção de Profissionais
-
Desenvolvendo soft skills na equipe
-
Programas de educação e universidade corporativa para escritórios
-
Formas de remuneração e reconhecimento dos profissionais
-
Modalidades de contratação de advogados
-
Desenvolvimento de plano de carreira e atribuições
- Carlos Eduardo Cavalcante Ramos
Sócio - CAVALCANTE RAMOS ADVOGADOS
10h40 - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw
11h10 - Maximização dos Resultados e Celeridade nos Processos: Riscos e Problemas que Podem Ser
Sessão Departamentos Jurídicos
8h30 - Recepção dos participantes
8h50 - Abertura do segundo dia do congresso pelo presidente de mesa
9h - Relacionamento do Jurídico com as Demais Áreas da Empresa: Como Tornar o Jurídico uma Área Parceira e Evitar a Imagem de "Censurador" de Projetos
-
Como realizar pesquisas internas e favorecer o relacionamento entre as áreas
-
Estabelecendo uma parceria mais intensa com o departamento financeiro
-
Faça com que as outras áreas assimilem o papel do jurídico na organização
- Nelcina Tropardi
Legal Director - UNILEVER BRASIL
- Luiz Felipe Calabró
Gerente Jurídico - BM&FBOVESPA SUPERVISÃO DE MERCADOS - BSM
9h50 - Gestão de Custos no Departamento Jurídico:
-
Realize uma Gestão Financeira Atrelada aos Resultados da sua Empresa
-
Faça a gestão dos investimentos no jurídico levando em conta o tamanho, faturamento e resultados da sua companhia
-
Como estabelecer esses indicadores
-
Impactos desse modelo de gestão na contratação e remuneração de pessoas
-
Gestão e retenção de custos na operação do jurídico
10h40 - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw
11h10 - Gestão de Pessoas e Retenção de Talentos no Departamento Jurídico: Qual a Melhor Combinação entre Remuneração, Benefícios e Programa de Programação Preliminar
-
A quais indicadores e meta o profissional do jurídico deve estar submetido
-
Quais as principais práticas de mercado acerca de remuneração fixa e variável
-
Como criar condições favoráveis de gestão e clima para que o profissional permaneça na empresa
12h - Visitação à Feira e Intervalo para Almoço
14h - Internacionalização de Escritórios: Quais as Oportunidades para que Escritórios Brasileiros Atuem no Exterior e como Aproveitá-las
-
Parcerias e associações internacionais
-
Onde e como atuar
-
Demanda internacional por negócios no Brasil
-
Experiências e cases de sucesso em negócios internacionais de escritórios brasileiros
- Marcela Berger
Sócia - AZEVEDO RIOS, BERGER, CAMARGO ADVOGADOS E CONSULTORES ASSOCIADOS
15h - Alinhamento e Padronização da Política de
-
Indicadores dos Clientes: Criando uma Estratégia para Atender a Diferentes Demandas de Toda a Carteira de Clientes
-
Quais os indicadores mais frequentemente utilizados por departamentos jurídicos
-
Como criar uma estratégia de padronização para atender às diferentes demandas em indicadores
-
Qual a estruturação interna necessária para adequação a essas políticas
Simone Viana Salomão
Gerente - TOTVS
16h - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw
16h30 - Gestão Operacional de Escritórios: Como Integrar Áreas Financeira e de RH à Operação
-
Como tornar processos mais ágeis com a participação das áreas de não-advogados
-
Interface e interação entre as áreas
-
Estabelecendo regras e formas de contratação de pessoal
-
Estratégias para realizar a gestão contábil do escritório
- Felipe Adaime
Sócio-fundador ANDOVER CONSULTORES
17h30 Encerramento do Segundo dia de Congresso
Metas?
-
A quais indicadores e meta o profissional do jurídico deve estar submetido
-
Quais as principais práticas de mercado acerca de remuneração fixa e variável
-
Como criar condições favoráveis de gestão e clima para que o profissional permaneça na empresa
12h - Visitação à Feira e Intervalo para Almoço
14h - Implementação de Compliance e Diretrizes de
-
Governança Corporativa: Passo a Passo no Desenvolvimento dessas Novas Áreas Quando Elas Precisam Nascer Dentro do Departamento Jurídico
-
Como começar a criar a área de compliance
-
Qual o perfil dos profissionais destacados para essa função
-
De que forma o compliance deve se relacionar com as outras áreas da empresa e com o board da organização
-
Quais ferramentas e canais devem ser criados
- Rogeria Gieremek
Compliance Latam SERASA EXPERIAN
15h - Gestão do Contencioso: Como Diminuir Custos, Volume da Carteira e Consequentemente o Passivo da Empresa
-
Aprimore o fluxo de trabalho no contencioso
-
Análise de processos e política de acordos
-
Uso dos indicadores para melhorar os resultados do contencioso
-
Controle de budget e custos no contencioso
-
Estratégias para diminuição do passivo
-
Implementação de uma cultura de riscos para evitar perdas futuras
- Luiz Fernando Ract Camps
Diretor de Compliance - AMIL/UNITED HEALTH GROUP
16h - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw
16h30 - Jurídico e o CSC, Centro de Serviços Compartilhados: Implicações Jurídicas e Operacionais Relacionadas ao Departamento
-
Detalhes jurídicos a serem considerados na criação de um CSC: questões trabalhistas, societárias e tributárias
-
Como fica operacionalmente o jurídico inserido no CSC
-
Qual o retorno de produtividade oferecido pela inserção de áreas no CSC
-
Como ficam as políticas para analisar e mensurar resultados do jurídico
17h30 - Encerramento do Segundo dia de Congresso
Congresso Fenalaw
3º dia - 17/10
Fórum Empreendedor para Pequenos, Médios e Escritórios Boutique
8h30 - Recepção dos participantes
8h50 - Abertura do Fórum pelo presidente de mesa
9h - Estruturação Empresarial no Escritório: Conquiste uma Equipe de Gestão Qualificada Estabelecendo uma Visão de Escritório Empresa
-
Qual o momento certo para investir na implementação de departamentos como financeiro e RH
-
Quais os investimentos necessários para que o escritório adquira um perfil mais empresarial
-
Qual é a estrutura ideal para um escritório de até médio porte
Mario Esequiel
Chief Administrative Officer - Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
9h50 - Marketing e Comunicação em Escritórios: Como Promover-se Atendendo às Exigências e Limitações da OAB
-
Estabelecendo uma comunicação com foco em conteúdo
-
De que forma o escritório pode gerar leads
-
Quais estratégias de comunicação podem ser utilizadas para fidelização de clientes
-
O que pode e o que não pode ser feito no uso das mídias sociais pelos escritórios
- Alexandre Motta
Consultor e Sócio Diretor - INRISE CONSULTORIA EM MARKETING JURÍDICO
10h30 - Marketing Digital e Mídias Sociais para o setor Jurídico - Dicas e boas práticas para Advogados Individuais e Escritórios
-
Como ampliar o alcance e otimizar a comunicação jurídica na internet
-
Dicas de ferramentas e boas práticas no Marketing Jurídico Digital
- Diego Brugiolo
Diretor Comercial - SOCIAL STORM ESTRATÉGIA DIGITAL
11h - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw
11h30 - Painel de Decisão de Investimentos: Quanto e Como Destinar dos Honorários para Fazer com que o Escritório Cresça e Adquira um Perfil Empresarial
Através deste painel, você será capaz de elencar prioridades e saber qual o momento certo de investir para que seu escritório cresça de forma constante, com metas e resultados bem definidos.
Marcelo Tostes de Castro Maia
Sócio - Marcelo Tostes Advogados
12h30 Visitação à Feira e Intervalo para Almoço
13h30 Painel de Cases de Sucesso: Exemplos de Escritórios que Encontraram Oportunidades na Adversidade e Conseguiram Vencer com Estruturas Diferenciadas
Case 1: Como Atingir o Sucesso com uma Atuação Diferenciada na Advocacia de Correspondência
- Fernando Malheiros
Sócio e Diretor Executivo e Financeiro - MALHEIROS ADVOGADOS ASSOCIADOS
Case 2: Novos Modelos de Negócios com Foco na Obtenção de Resultados nos Escritórios de Advocacia
- Fabiano Barbosa
Diretor Executivo - STUDIO FISCAL
Case 3: Estratégias de Expansão com uma Nova Visão para Escritórios de Advocacia
- Priscila Veiga
Sócia - NELSON WILIANS & ADVOGADOS ASSOCIADOS
Case 4: Gestão de Pequenos e Médios Escritórios Junto aos Departamentos Jurídicos: Como Obter o Máximo de Eficiência, Produtividade com o Menor Atrito Entre as Partes Envolvidas
- Adrien Gaston Boudeville
Sócio - BAETA MINHOTO E BOUDEVILLE ADVOCACIA
15h30 - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw
16h - Painel da Correspondência: Como Estruturar uma Atividade de Correspondência Com Altos Índices de Qualidade, Back Office e Logística Jurídica de Forma Estruturada
-
Quais os requisitos para uma operação com custos equalizados e qualidade no atendimento considerando a logística
-
Como desenvolver o conhecimento regional em favor dos negócios
-
De que forma desenvolver parcerias e captar clientes no cenário de correspondência
-
Relacionamento e parcerias em toda a cadeia da correspondência
- Luiz Cláudio Nascimento de O. Nascimento
Sócio-Proprietário - MORIZZO E NASCIMENTO ADVOGADOS ASSOCIADOS
- Flávia Malheiros
Sócia e Diretora de Negócios e Desenvolvimento - MALHEIROS ADVOGADOS ASSOCIADOS
17h30 - Encerramento do Fórum
Congresso Fenalaw
3º dia - 17/10
Workshop 1
9h - Eficiência em Gestão do Contencioso:
Conheça e Debata as Melhores Práticas e Ferramentas Tecnológicas para a Gestão do Contencioso e Saiba como Reduzir Custos com Honorários e Despesas, Aumentar a Eficiência de Contingência e Melhorar os Resultados do
Workshop 2
9h - Precificação Estratégica para Escritórios de Advocacia
Precificar e gerir contratos de forma estratégica é uma necessidade crescente e um diferencial nos escritórios brasileiros. Neste workshop de sucesso, você vai aprofundar ainda mais seus Departamento Jurídico por meio de Indicadores de Desempenho Para que a gestão do Contencioso seja otimizada, é imprescindível que busque inovações tecnológicas e práticas de gestão adequadas ao negócio. Acompanhe nessa apresentação como o jurídico pode melhorar seus resultados, suportado por ferramentas de gestão.
-
Descubra como o departamento jurídico consegue demonstrar seus resultados para o board de maneira mais eficiente e clara
-
Saiba como gerenciar de forma eficaz todo o ciclo financeiro de um processo, incluindo honorários, depósitos e penhoras on-line
-
Conheça maneiras práticas de terceirizar a gestão, porém mantendo controle centralizado e garantindo Compliance
-
Otimize o provisionamento a partir de uma análise criteriosa de cada caso
- Josiel Morais
Sócio - JP DORETTO ADVOCACIA
10h40 Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw
12h00 Encerramento - conhecimentos em estratégias de precificação e contratos com clientes e acompanhar os seguintes tópicos:
-
Modalidades de contrato mais frequentes e análise das que geram melhores resultados e parcerias mais frutíferas
-
Como desenvolver a precificação focando as metas operacionais, financeiras e de mercado
-
Análise da percepção do cliente em relação ao escritório e ao mercado
-
Cases práticos e exemplos de modelos de precificação
Ricardo Felice
Diretor Executivo - DEMAREST ADVOGADOS
10h40 - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw
12h - Encerramento
Workshop 3
14h - Gestão de Departamento Jurídico para Empresas do Setor Público e de Economia Mista De volta por conta do grande sucesso, o workshop focado na discussão da gestão de departamentos jurídicos de empresas da área pública irá debater novos tópicos que são tendência e farão a diferença na forma como você irá gerenciar seu departamento no próximo ano. Acompanhe os temas:
-
Gestão de pessoas: motivação, programas de educação e valorização da equipe
-
Minimização de passivo através da melhor estruturação do consultivo e preventivo
-
Desenvolvimento de um programa de comunicação interna e do planejamento estratégico dentro do jurídico
-
Implementação de políticas de indicadores de desempenho para equipes e para o departamento em si
-
Limitações e formas de gestão para o uso do trabalho de terceiros nas empresas do setor público e de economia mista
- Antonio Minhoto
Sócio BAETA MINHOTO E BOUDEVILLE ADVOCACIA
15h30 - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw
17h - Encerramento
Workshop 4
14h - Gestão Financeira e Contábil para Advogados de Escritórios e Departamentos Jurídicos. A habilidade em gerir finanças tem se tornado preponderante para advogados. A demanda por mais conhecimentos nas áreas financeira e contábil é crescente e o advogado que tiver esse conhecimento será capaz de trazer resultados superiores a seu escritório ou departamento. Neste workshop, você poderá acompanhar em detalhes os seguintes tópicos:
-
Interação com a área financeira da empresa e do escritório
-
Elaboração, interpretação e análise dos Demonstrativos Financeiros e de Resultado
-
Tendências e atualização em contabilidade aplicada ao universo jurídico
-
Aplicação da contabilidade e das finanças no ambiente legal
-
Exemplos práticos de aplicação no contencioso, tributário e empresarial
-
Relacionamento com auditoria interna e externa
15h30 Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw
17h - Encerramento
_____________
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3017-6888
ou