Seminário - Ascensão da China: implicações estratégicas e econômicas
terça-feira, 1 de novembro de 2005
Atualizado às 07:47
Seminário
Ascensão da China: implicações estratégicas e econômicas
O debate promoverá uma análise sobre as oportunidades de ascensão de países emergentes, do ponto de vista político, econômico e comercial, tendo como referência a China. Um dos principais pontos debatidos será a tese de Jacek Kugler, considerado um dos maiores especialistas sobre relações políticas e comerciais da China, que defende, desde 1979, que o país oriental será a grande potência econômica e militar do mundo em 2030.
Palestrantes
Claudio Haddad
Presidente do Conselho da Veris Educacional (entidade controladora do Ibmec e do IBTA), ex-diretor do Banco Central e ex-diretor superintendente do Banco Garantia, Haddad é fundador e presidente do Instituto Futuro Brasil (IFB), membro do Conselho de Administração da Petrobrás e Ph.D. em Economia pela Universidade de Chicago.
Jacek Kugler
Ph.D em Ciências Políticas pela Universidade de Michigan, professor da Universidade de Claremont e consultor do FMI, CIA, Pentágono e Banco Mundial. Kugler ofereceu contribuições relevantes para a compreensão de questões político-internacionais, como o fim da guerra fria, os acordos de paz entre Camboja e Oriente Médio, além da Guerra do Golfo e as recentes negociações da Alca.
Richard Smith
Ph.D pela Universidade da Califórnia e diretor do Financial Management e do Venture Finance Institute, ambos da Universidade de Claremont. Smith atua na área de finanças corporativas, fusões e aquisições e estratégias de gerenciamento de riscos. Foi consultor de grandes empresas como Chrysler, Citibank, General Electric e Morgan Stanley.
Yi Feng
Ph.D em Ciências Políticas pela Universidade de Rochester, professor e diretor da Universidade de Claremont e editor do jornal "International Interactions". Feng atua na área de política e economia internacional, relações internacionais e análises de políticas públicas. Seus pontos de pesquisa incluem transição de regimes políticos e liberação econômica, além de estudos sobre o mercado financeiro da China, crescimento econômico e investimentos estrangeiros.
José Luiz Glaser
Mestre em economia pela Universidade de Stanford e diretor do Complexo Soja da Cargill no Brasil, empresa na qual já atuou como gerente em Genebra e nos Estados Unidos. Glaser também é conselheiro da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e membro do Conselho Superior de Infra-Estrutura (COINFRA) da Fiesp.
____________
TELEFONE
(21) 3284-4000